Sátira da globo que debocha da Igreja Adventista e gera indignação aos fieis vira notícia na mídia


Foram destaque ontem, dia 20 de outubro, no canal de notícias do IG, as matérias do blog do jornalista Michelson Borges (criacionismo) e do meu blog (Gilberto Theiss), que tratavam da sátira realizada referindo-se implicitamente à Igreja Adventista do Sétimo Dia pelo programa Zorra Total veiculado pela maior rede de comunicação televisiva do país, a rede Globo. As matérias destes blog, incluindo o desabafo de Augusto Simões, publicado no blog Gilberto Theiss, originalmente encontrado em seu perfil do facebook, destacam a pobreza intelectual desse programa e sua iniciativa de baixar ainda mais o nível para alcançar pontos no ibope. 

O renomado filósofo Allan Bloom, que viveu até a década de 80 nos EUA, declarado por alguns como ateu, em seu livro intitulado “O Declínio da Cultura Ocidental”, afirmou que há uma prevalecente decadência da intelectualidade, da educação, do ensino, do ato de pensar, que tem levado a mídia, a sociedade e até as instituições de ensino a valorizarem o que é fútil e a desvalorizar aquilo que é de valor. Falando a respeito de cultura, Bloom foi contundente ao afirmar que até a falta de cultura tem sido encarado como cultura. 

O programa Zorra Total, da suposta poderosa rede Globo, é uma clara evidência da realidade das palavras desse filósofo que, ao expor estas ideias, não tinha compromisso nenhum com valores religiosos. Creio que a rede Globo, além de massificar ideias tão pobres, sem conteúdo e preconceituosas, ultrapassou os limites do respeito, da ética e do bom senso, uma vez que, como a maioria bem conhece, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que está presente em mais de 215 países em todo o mundo, é uma das igrejas mais sérias, comprometidas com o bem-estar da sociedade e plenamente envolvida com projetos sociais/humanitários/educacionais que visam o aprimoramento social, moral e espiritual da sociedade. 

Qualquer pessoa que tenha sido atendida em um hospital adventista, centros de saúde e recuperação, escola adventista, ou mesmo que tenha tido acesso aos diversos programas que a igreja oferece através da sua rede de comunicação, TV e rádio Novo Tempo, claramente compreende o valor que esta igreja representa para a sociedade. Portanto, foi tremendamente infeliz a sátira feita de maneira tão inconsequente que de forma latente diluirá o respeito por esta igreja aumentando a intolerância, preconceito e, por que não dizer, o ódio no coração de alguns poucos quanto ao papel missionário/evangelístico desta organização mundial. 

Este efeito ocorre, e aqui eu faço uso do argumento de Bloom, pra afirmar que as maioria das pessoas de nossa geração, infelizmente se satisfazem com a mera propaganda sem consultar as suas fontes. Ele afirma que “a falta de cultura leva simplesmente os estudantes a procurar informações onde elas estejam disponíveis, sem capacidade para distinguir entre o sublime e o reles, o conhecimento profundo e a propaganda.” (Bloom, o Declínio da Cultura ocidental, p. 80). Portanto, deixo aqui os meus parabéns ao jornalista Daniel Ribeiro do canal de notícias do IG por dar atenção a esse ocorrido, valorizando o pensamento e identificando o mal-estar criado ao público adventista, que é heroicamente envolvido na salvação das pessoas, tanto no aspecto físico quanto espiritual.

Pr. Gilberto Theiss – Bacharel em Teologia e especialização em Filosofia