Livro revela carinho de Cid Moreira pela Bíblia e adventistas


São Paulo, SP ... [ASN] O livro Boa Noite, que retrata a biografia do mais famoso locutor do país, Cid Moreira, tem em suas páginas versos bíblicos, mensagens de esperança e uma admiração pela Igreja Adventista, sua música e seus membros. No lançamento do livro em São Paulo, dia 23 de março, no Shopping Morumbi, o destaque ficou na insistência de Cid em falar com a imprensa sobre a Bíblia Sagrada. A autora da obra e esposa do locutor, a jornalista Fátima Sampaio Moreira, retrata no livro a história de vida de Cid desde a sua infância até a sua vida profissional como apresentador do Jornal Nacional e o trabalho com narração de textos bíblicos.

Resumidamente, veja como Cid e Fátima falam da Bíblia e da Igreja Adventista como um todo no livro. Logo, nas primeiras páginas o leitor encontra o verso bíblico que Cid mais interpreta que é I Coríntios 13 (1). O comunicador fala que o Manual de Saúde da CPB (Casa Publicadora Brasileira) o ajudou a entender o valor das frutas, verduras e sementes e também o incentivou a torná-lo vegetariano (2). Fala da importância da amizade com o pastor e jornalista Siloé de Almeida, que o ajudou a viabilizar e divulgar a gravação do audiobook da Bíblia em todo o Brasil (3). O locutor fala que pegou muitas dicas sobre a gravação da Bíblia com o arqueólogo e pastor Rodrigo Silva (4). Em relação à leitura, Cid confessa que gosta de ler as mensagens do pastor Alejandro Bullón (5). Ele cita também em sua biografia, vários cantores da Igreja Adventista, como, por exemplo, o Quarteto Arautos do Rei (6).

Cid começou sua carreira como locutor na Rádio Difusora de Taubaté, SP, sua cidade natal. Com 65 anos de profissão já gravou inúmeros comerciais. Na televisão, Cid consagrou-se como apresentador do Jornal Nacional, onde ficou 27 anos na bancada, registrando cerca de 10 mil vezes, seu inconfundível Boa Noite, tornando-se assim, um recordista que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. Cid tem várias marcas, uma delas é ser o primeiro e único a gravar a Bíblia Sagrada na íntegra. Atualmente, o locutor atua na narração de matérias para o programa da Rede Globo, o Fantástico. Com 82 anos, o locutor mora no Rio de Janeiro com sua esposa Fátima Sampaio Moreira. Ele cuida da saúde com uma dieta vegetariana e com a prática exercícios físicos todos os dias. A seguir, trechos de entrevista realizada pela jornalista Charlise Alves, da Rádio Novo Tempo de Nova Odessa (SP):

Rádio Novo Tempo: O Jornal Nacional inspirou o título da sua biografia, Boa Noite. Como foi esse trabalho, que te consagrou com um dos melhores comunicadores do País?

Cid Moreira: O Jornal Nacional marcou muito o meu trabalho e com o prestígio do JN tive a possibilidade de levar a Palavra de Deus através da gravação da Bíblia na íntegra. Sinto-me feliz com os resultados.

Rádio Novo Tempo: Durante esses 65 anos de trabalho, o que mais marcou a sua vida profissional?

Cid Moreira: O momento mais especial foi o lançamento da Bíblia em CD.

Rádio Novo Tempo: Qual o ensinamento que você aprendeu ao gravar a Bíblia Sagrada?

Cid Moreira: Eu não sabia quase nada. Nasci com a Bíblia na mão, mas sentia muita dificuldade de entendê-la, devido ao tamanho da letra e a linguagem. Quando recebi o convite da CPB (Casa Publicadora Brasileira) de gravar um audiobook do livro Caminho a Cristo, da escritora Ellen White, resolvi me aprofundar mais e ter mais contato com a Bíblia. Conheci a Bíblia na Linguagem de Hoje que fez toda a diferença. Desde então, a cada dia, procuro saber mais sobre as belas histórias que a Bíblia apresenta.

Rádio Novo Tempo: O que você aprendeu com a gravação do livro Caminho a Cristo?

Cid Moreira: Foi uma cartilha para entender um pouco mais da Bíblia. O livro me instigou a ler a Bíblia. Como poderia ler algo sem entender, então estudei para entender o trabalho que estava fazendo.

Rádio Novo Tempo: Qual é a primeira atividade que você e sua esposa fazem no dia?

Cid Moreira: O segredo está em buscar a Deus em primeiro lugar. Em nossa casa, nós costumamos ler a meditação da Igreja Adventista, temos um momento especial com Jesus. Lemos uma passagem bíblica e refletimos tentando aplicar ao nosso dia.

Rádio Novo Tempo: Você é um ícone do jornalismo no Brasil, está no Guinness Book por apresentar o telejornal por 27 anos, foi o primeiro apresentador do Fantástico e também foi o primeiro a gravar a Bíblia na íntegra com efeitos especiais e trilhas sonoras. Com toda essa bagagem, você ainda tem um projeto, um sonho para realizar?

Cid Moreira: Sonho com um DVD com passagens bíblicas. Sempre quero mostrar a mensagem da Bíblia. Atualmente estou gravando minisermões pelo telefone, a pessoa disca um número e ouve sermões. Em breve, vai ter o lançamento do aparelho I-Pen Mac Toch, que vai passar ao usuário toda a emoção de ouvir e ver. Esse aparelho vai mandar e receber e-mails.

Rádio Novo Tempo: A voz é a sua grande marca. Você tem alguns cuidados específicos com ela?

Cid Moreira: Já usei de tudo, como sal marinho, cravo da índia, gengibre, entre outras coisas. Hoje, a minha filosofia mudou, quando temos confiança em Deus, ELE sempre nos protege e cuida de cada ser humano. Graças a Ele, minha voz está cada vez melhor. [Equipe ASN, Charlise Alves]
.
Fonte: Portal Adventista de Notícias