Comentário da Lição da Escola Sabatina - Lição 5


Comentário da Lição da Escola Sabatina
Comentário: Gilberto G. Theiss
Lição 5 – de 24 à 30 de Abril
SÁBADO, 24 DE ABRIL
O AMBIENTE
“Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24:1).
Imagine um ambiente de puro vigor, saúde física, saúde mental, paz, alegria, realização, satisfação, regozijo, harmonia, fidelidade, justiça, altruísmo e profundo amor. Eu sei que este ambiente não existe e parece estar “far, far away”, muito distante mesmo de nossa realidade.
Deus criou o mundo sob toda essa atmosfera, porém, portanto, entretanto, no entanto, o pecado mudou drasticamente o rumo das coisas neste mundo. Hoje somos rodeados por uma atmosfera de violência, dor, injustiça, tristeza, pranto, traição, mentira, engano e morte. A terra que era cheia de vida e de vigor, hoje está vivendo como um idoso numa UTI.
Mas, assim como um GPS traça uma nova rota quando não obedecemos a sua instrução primária, Deus também restabeleceu para os seus filhos uma alternativa de retorno ao Éden restaurado. O nosso papai do céu estabeleceu os meios para nossa redenção e também estabeleceu meios 100% eficazes para que a Terra volte a sua forma original.
DOMINGO E SEGUNDA, 25 e 26 de abril
CRIANDO AMBIENTE E O AMBIENTE DO SÁBADO
Observe com atenção como foi a seqüência da criação:
A princípio, a terra era sem forma e vazia. A divindade se apresentou para dar forma e vida à Terra. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estiveram presentes e trabalharam juntos nesta criação (Jó 33:4; S. Jo 1:3). O mais interessante é que vamos perceber agora. Preste atenção na seqüência dos fatos criativos de Deus:
1º Dia – Deus estabeleceu a luz. Alguns teólogos acreditam que esta luz seja o próprio Cristo (S. Jo 1:4-9), iluminando o mundo com Sua glória. Nesta ocasião o mundo se encontrava em escuridão. O sol só vem à existência no quarto dia (Gn 1:16-19). Neste caso, a luz é essencial para o surgimento de vida no planeta. Tanto a natureza Vegetal, animal e os humanos necessitam da luz para a sobrevivência. Sem a luz, por uma questão de lógica biológica, Deus não poderia trazer a existência os seres que dela necessitariam. Portanto, o surgimento, mesmo sem a existência do sol até o momento, Deus irradia o planeta com a luz de Sua glória que é útil para fazer brotar a vida como num todo (versos 3 -5).
2º Dia – Deus estabelece a separação entre a água e a terra. Penso que nesta ocasião, Deus começa a dar forma a este mundo. Começa a materializar o designe elaborado por Ele, com objetivo de dar aparência e estabelecer os parâmetros de beleza e vida (Versos 6-8). Como um grande escultor, olha para o planeta desorganizado e desta desorganização faz surgir os elementos que distinguirão o caos da beleza. O planeta começa a passar pelo casulo da transformação.
3º Dia – Deus agora traz a existência as plantas e árvores de todas as espécies, tanto as frutíferas quanto as que desempenham um papel de embelezar e de perfumar o planeta. É muito natural materializarmos aquilo que faz parte de nosso próprio caráter e de nossa filosofia de vida. Deus, quando criou a natureza, demonstrou nela Suas próprias credenciais, seu caráter e sua filosofia de existência. O desabrochar das flores, as suas nítidas e vivas multicores, os perfumes exalados por elas, os frutos doces e saborosos são uma clara revelação do profundo e imenso amor do Criador. Tudo na natureza revelava potencialmente o belo caráter amorável de Deus. Isto lhe trás conforto? Lhe trás segurança? Isto lhe dá mais certeza e convicção do quanto no céu há um  Pai que se interessa por você? O terno cuidado com a natureza e toda a sua beleza revelam o quanto Deus se interessa por nossa felicidade, pois toda essa magnífica mansão foi criada para mim e para você. Pense nisso (Verso 9-13).
4º Dia – Agora sim o sol, a lua e as estrelas são inseridas em nossa via láctea. Estes astros são postos para fazer brilhar a beleza do dia e também a beleza da noite.  Quando não havia pecado, acredito que, até a noite tinha um significado especial e possuía um magnífico brilho de beleza a apresentar. Se hoje, após seis mil anos de pecado, ainda é possível se encantar com as estrelas do firmamento, com as luas cheias, novas, minguantes e os eclipses da lua com o sol, imagine então, em uma época em que  não  havia nenhuma mancha de pecado? Hoje, devido a tanta insegurança e violência, chegamos a ter pavor da noite. Infelizmente em nossos dias, a noite ganhou fama de trevas no sentido pejorativo. Todos os maiores perigos à vida acontecem na maioria das vezes nos períodos noturnos de cada dia. Mas não era assim no Éden e não será assim na Terra renovada. Lembrando que, somente na cidade santa é que não haverá noite (Ap 21:23). A projeção da noite fez parte do plano de Deus no princípio e permanecerá após o pecado, porém sem nenhuma conotação pejorativa para ao mal. Será novamente estabelecido para servir como fora no propósito inicial (Versos 14-19).
5º Dia – No quinto dia, até o céu e o mar são embelezados. Percebe-se que Deus aprecia dar vida até mesmo as coisas inanimadas. Como? Neste contexto, o mar deixa de ter vida se permanecer vazio. A vida ao mar é dada quando Deus o enche de seres vivos. Os peixes pequenos, grandes e todo tipo de ser que tenha vida, agora povoa o mar inundando-o de beleza e de vigor. Tudo neste mundo só poderá receber beleza e encanto, se houver VIDA. É a vida que enriquece o mundo como num todo de beleza e maestria. Gostaria de citar como exemplo a sua casa. Imagina que sua casa seja bela, com cores vivas e detalhes de chamar a atenção de qualquer um. Imagine que nas paredes haja lindos quadros, na sala um majestoso sofá extremamente confortável... Bom, nossa imaginação poderia seguir avante, mas tem um detalhe, mesmo sua casa sendo a mais bonita de todo o planeta, ela jamais transmitirá vida e beleza se nela não existir flores reais, vigorosas e cheias de belo perfume, animais de estimação que brincam e pulam de alegria pela sua chegada e principalmente se nela não existir pessoas que sorriem, brincam e se alegram com sua existência, pessoas que você verdadeiramente ama. Da mesma forma, tudo o que Deus cria, não teria sentido se nelas não houvesse as marcas do poder de Deus da vida. Para Deus, a Terra toda exuberante não teria sentido se nela não houver pessoas como eu e você. Nossa existência, de certa forma, estabelece sentido à existência de tudo o que Deus criou. Somos a coroa da criação. E por falar em nossa existência, veja o que Deus criou no sexto dia:
6º Dia – No penúltimo dia da criação, Deus faz surgir a vida animal e a vida humana. Os animais, assim como a natureza são inseridos na terra com propósitos bem definidos. Podemos perceber que Deus aprecia a variedade Deu vida a milhares e milhares de coisas, diferentes em altura, peso, aparência e função, porém, tudo com propósitos estratégicos. Por exemplo: Para que serviria na natureza um inseto como a minhoca?
As minhocas são verdadeiras "micro-usinas" biológicas de transformação. Transforma detritos vegetais e animais, com os quais se alimenta, em húmus da melhor qualidade. Seus dejetos multiplicam por 5 o número de microorganismo do solo, aumentam de 3 a 11 vezes a quantidade de fósforo assimilável e de potássio e magnésio trocáveis, de 5 a 10 vezes o valor de nitratos e em 30% o de calcário, elevando o Ph do solo. A minhoca é extremamente útil para a agricultura e que passa quase todo o seu ciclo de vida debaixo da terra, a minhoca melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo: perfura-o, formando galerias subterrâneas e descompacta-o.

Algumas das vantagens da utilização do húmus de minhoca como adubo natural incluem:
· não agressivo para o ambiente e fonte de nutrientes para as plantas, especialmente de azoto, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
· Controlo da toxicidade do solo, corrigindo excessos de alumínio, ferro e manganês.
· Contribuição para um pH mais favorável ao desenvolvimento das plantas.
· Redução da lixiviação e volatilização dos nutrientes das plantas.
· Entrada de água e ar facilitada.
· Drenagem controlada, evitando encharcamentos.
· Alteração da estrutura do solo, suavizando efeitos de erosão, compactação, impermeabilização e desertificação.
· Promoção da agregação de solos arenosos.
· População microbiana fixadora de azoto abundante.
· Aumento da resistência das plantas a pragas e doenças.
· Absorção favorecida dos nutrientes pelas raízes das plantas.
· Aplicação possível em contacto direto com raízes, não queimando plantas novas.
É claro que você deve ter ficado surpreso com essas informações curiosas a respeito de um simples inseto, mas o que dizer da existência do ser humano?
É muito comum ouvir nas escolas da atualidade que o homem não passa de um animal racional. Como é!!!!!...Animal? Exatamente. Esse título existe graças aos nossos amigos evolucionistas. A ciência biológica atual ensina que a natureza é dividida em três reinos: O reino mineral, reino vegetal e o reino animal. Nesta classificação, o homem faz parte da terceira. Na verdade, pela revelação bíblica, o homem jamais foi animal e jamais será. Deus fez o homem com características muito superiores e ainda o colocou para dominar sobre os demais reinos, inclusive sobre os animais (Verso 28). Mas a maior e infinita diferença entre o homem e os animais, está descrito no verso 27, onde diz: “façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Meu amigo, esta descrição me assombra, pois faz uma revelação poderosa dos propósitos magníficos que envolvem nossa existência. Fomos criados não como deuses, pois somos criaturas, mas fomos criados para ser a obra prima da criação de Deus. Saímos das mãos do criador para representar o Seu caráter ao mundo. O brilho da beleza do caráter de Deus foi inserido no homem antes do pecado. Com a queda do mesmo, o caráter de Deus em Sua mais bela criação foi obliterado. A redenção do  homem através de Cristo, também resgata o caráter de Deus em suas criaturas. Como Deus, fomos criados para sorrir, se encantar, ser felizes, realizados, inteligentes, amar e ser amados. O pecado desfigurou tudo isso, mas Deus quer nos presentear com essa dádiva novamente. O convite está estendido a todos, e o cartão de convite é a cruz do calvário (Versos 24-31).
7º Dia – Agora, Deus finaliza Sua criação trazendo a existência o sétimo dia. Recebemos mais uma vez um maravilhoso presente, um dia todinho para amar, louvar e adorar a Deus. O próprio Deus descansou neste dia para dar exemplo e contemplar Ele mesmo, as obras de Suas mãos. Deus abençoou, santificou e descansou neste dia junto com Adão e Eva. O sábado é o memorial de nossa existência. O sábado nos faz lembrar que nós existimos, que fazemos parte da história de Deus. O sábado é especial porque é o símbolo, o marco, o troféu de sua existência. A cada sábado eu digo para Deus: Senhor, eu existo. O sábado me resgata essa convicção, portanto, obrigado Senhor, por me dar a vida.
Jesus Cristo é a realidade da salvação pela graça, e o sábado é o maior símbolo da salvação pela graça. Quando Adão e Eva foram criados, o primeiro dia que desfrutaram não foi de obras ou trabalhos, mas de descanso. Portanto, não fizeram nenhum trabalho para ter que descansar, porque foram criados no sexto dia e o próximo era o sábado.  O primeiro dia de existência deles foi pela graça do descanso sabático. Se o sábado era importante naquele tempo, quando não havia esgotamento e cansaço mental e físico, quem dirá em nossos dias!!!!! Nunca o mandamento do sábado (Êx 20:8-11), foi tão importante quanto nos dias atuais. Quantas doenças, quantos problemas psicológicos, quantos casamentos desfeitos, filhos perdidos e fé em Deus destruído devido a carência de descanso no dia especial, estabelecido por Deus?
Esta compreensão nos faz entender bem as palavras de Jesus de que “O sábado foi feito por causa do  homem” (Mr 2:27). Com estas palavras, Cristo deixou bem claro o significado grandioso do descanso sabático. É interessante notar que não pode ser qualquer dia. Em qualquer dia podemos descansar fisicamente e até mentalmente, mas jamais descansaremos espiritualmente. A razão é que, o sábado foi o dia estabelecido por Deus,  portanto qualquer outro dia, jamais poderá substituir os valores espirituais do sétimo dia, o sábado. A Bíblia apresenta um decreto imperial para estabelecer o sábado do sétimo dia ao ponto de fazer estremecer o monte Sinai, com estrondos de trovão e relâmpagos, e em toda a Bíblia não há outro decreto imperial apresentando outro dia ou alguma mudança qualquer. O sábado é eterno, porque foi um símbolo da eterna criação e poder de Deus. O sábado foi estabelecido para sempre porque também representa a Graça eterna de Deus, pois foi um dia de gracioso acolhimento e descanso a Adão e Eva no primeiro dia de existência deles; foi um dia de gracioso acolhimento e descanso para Cristo na tumba. Dos três dias em que Cristo permaneceu na sepultura, o sábado foi o único dia em que permaneceu 24 horas. Jesus guardou cada minuto desse dia até mesmo em sua morte, pois afinal de contas, como qualquer outro que morre com a certeza da ressurreição, literalmente esteve apenas descansando. Deus guardou o Sábado ai findar a obra da criação e o guardou também ao concluir Sua obra de redenção.
Como visto na semana da criação, Deus Criou as coisas em uma ordem bastante lógica para a existência da vida. Deus não poderia ter trazido o homem a existência no primeiro dia para depois trazer a luz, as plantas, os frutos e a água. Era necessário, em uma ordem biológica, trazer a existência tudo o que primeiro era de vital importância para que o homem recebesse vida.
TERÇA, dia 27 de abril
MUDANÇAS NO AMBIENTE DEPOIS DO PECADO
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais” (Gn 3:7).
Adão e Eva não estavam nus quando saíram das mãos de Deus. Havia um manto de glória que os cobria. Quando as portas se abriram para o pecado, o manto de glória que cobria aquele santo par desapareceu. Assim os olhos se abriram e perceberam que estavam nus. Da mesma forma, tudo o que estava interligado e sob o domínio de Adão e Eva, as plantas, as árvores, os animais, toda a natureza e todo o planeta, conseqüentemente, perderam o manto protetor e mantenedor da glória de Deus. Aos poucos vemos o pecado, como um câncer devorador, corroendo a terra, a natureza e a vida humana. Assim como o homem, toda a vasta criação de Deus neste planeta tem sido consumidos pela morte.  Nós e tudo o que tem vida, começamos a morrer desde o primeiro dia em que viemos a existência. O ambiente e o ser humano, que viviam e desfrutavam de juventude eterna, hoje correm contra o tempo, porque possuem medo do envelhecimento, das doenças e da morte.
Além disso, temos que conviver com a ganância e egoísmo humanos que pioram ainda mais nossa situação. A exploração incontrolável da terra e da vida, a busca sedenta pela ostentação, comodidade e luxo, mesmo à custa da deterioração da terra e da destruição mais acelerada da humanidade, nos reduz mais drasticamente a paz, a saúde e a segurança de vida neste mundo. Se Jesus não voltar logo, é possível que o homem consuma a si mesmo. Se Deus, em breve não intervir neste mundo, o homem, com suas próprias mãos se extinguirá. Ou melhor, se suicidará por causa de sua ganância. Como havia previsto o profeta, “a terra pranteia e se murcha....por causa dos seus moradores” (Is 24:5 e 5).
QUARTA, dia 28 de abril
NOSSA RESPONSABILIDADE SOBRE O AMBIENTE
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24:1).
 Temos que ter em mente que a terra e tudo o que nela há, pertencem a Deus. Até nós seres humanos pertencemos a Ele. Fomos colocados neste ambiente para também sermos mordomos de Deus. Tudo está ao nosso cuidado e deveríamos zelar plenamente deste lugar. Se alguém lhe empresta uma belíssima casa, com pomares e toda mobiliada, para você e sua família  morarem e se alimentarem, o que você faria ao longo dos anos nesta moradia? Desfrutaria com responsabilidade, pois a casa não te pertence e precisa conservá-la para a próxima geração, ou então desfrutaria sem responsabilidade destruindo e tornando-a inadequada para os próximos moradores?
Além do mais, Deus criou a terra com inesgotáveis recursos naturais para servir a todos e não para servir a poucos. Interessante notar que a terra pertence a Deus, porém, alguém chegou na frente e tomou posse. Hoje temos que pagar por uma terra que nos foi dada de graça. Pagamos impostos excessivos que só tem servido para alimentar o bolso e a vida de poucos. Infelizmente, nós contaminamos a água e conseqüentemente, temos que pagar por sua descontaminação. Pagar para nos livrar das doenças que nos mesmo causamos, pagar, pagar, pagar e pagar. Estes são apenas alguns pequenos exemplos do tamanho das irresponsabilidades humanas.
Temos que zelar por este mundo, zelar pela natureza, proteger o ambiente que vivemos, proteger os animais e não fazer deles o nosso cardápio do dia a dia. É incoerente dizer que somos cristãos criacionistas quando estamos colocando pedaços de animais mortos em nossos pratos.  Quem é cristão e criacionista tem a obrigação de zelar pela criação de Deus e jamais incentivar por sua devastação. Sobre este contexto, acho muito oportuno a declaração do sábio Salomão que diz: “O justo preserva a vida dos animais, enquanto que os ímpios lhes trás sofrimento” (Provérbios 12:10).
Lembremo-nos de que somos mordomos de Deus para nós e para o nosso próximo. Temos que conservar a vida e a beleza deste planeta para nossa sobrevivência e para a sobrevivência de nossos companheiros de vida. Desde um simples papel pequeno que ao invés de jogar no chão, o guardamos no bolso até o próximo lixo, até uma árvore que plantamos ou animal que preservamos, em tudo podemos mostrar o que significa ser mordomos de Deus neste mundo. Um dia Deus pedirá contas de todo caos que causamos ou o quanto fomos uma benção para o mundo e para as pessoas. Portanto, prepare-se para este juízo.
QUINTA E SEXTA, dia 29 e 30 de abril
ADORADORES DO SOL
“E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor; e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e assim, virados para o oriente, adoravam o sol” (Ez 8:16).
O sol, foi por muitos, adorado de forma consciente como se fosse um deus. Baal é reconhecido em alguns dicionários bíblicos como sendo o deus sol de algumas civilizações antigas como mencionado pela Bíblia. Muitos ainda adoram o sol em nossos dias, mesmo que de forma inconsciente. Mas o mais importante é que, assim como somos dependentes dos alimentos para nossa subsistência, assim precisamos da luz do sol. A vitamina provida por esta luz é de extrema importância para a vida neste planeta.
Sem o sol as plantas não cresceriam, não teríamos o que comer e beber. Se o sol se apagasse, a Terra congelaria em três dias, tornando-se um imenso globo de gelo a flutuar no espaço. O sol é a principal fonte para a fotossíntese que libera o oxigênio para nós respirarmos...
Observe com atenção esta explicação sobre o sol extraído de um site acadêmico:
“O Sol, a estrela central do nosso sistema solar, é fundamental para todos os seres vivos, pois é fonte de calor e luz, sem a qual seria impossível a origem e manutenção da vida.
É graças à sua energia que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo que garante a vida das próprias plantas e de todos os animais, incluindo o homem.
A energia do Sol é também responsável pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos (aquecimento do ar) e pelo ciclo da água, responsável pelas chuvas que garantem o fornecimento de água na natureza. É o calor do Sol que transporta a água do mar e da Terra para grandes altitudes, de onde volta, na forma de chuva e de neve, para os continentes.
Além disso, o Sol ainda tem papel fundamental na nossa saúde. Para termos ossos e dentes em bom estado, necessitamos da vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo. Essa vitamina não é encontrada pronta na maioria dos alimentos. Geralmente, eles contêm um precursor que se transforma na vitamina quando expostos aos raios do Sol. Uma deficiência de vitamina D causa problemas nos dentes, torna os ossos fracos e contribui para os sintomas da artrite. Também pode causar raquitismo (doença que impede a calcificação normal dos ossos”.
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-6747-h,00.html
Como visto, o sol não é um deus, mas foi foi criado por Deus para ter sua devida utilidade para a conservação da vida. Não é a toa que Jesus é comparado com a luz ou com o sol.
Reflexão
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1:20). As coisas da natureza que agora contemplamos nos dão apenas uma fraca ideia da glória do Éden. O pecado manchou a beleza da Terra; podem-se ver em tudo os vestígios da obra do mal. Todavia, permanece muita coisa bela. A natureza testifica de que alguém, infinito em poder, grande em bondade, misericórdia e amor, criou a Terra, enchendo-a de vida e alegria. Mesmo em seu estado defeituoso, todas as coisas revelam em ação a mão do artista por excelência. Para onde quer que nos volvamos, podemos ouvir a voz de Deus, e ver testemunhos de Sua bondade” (Ellen G. White, Ministry of Health and Cure, p. 234).
Comentário de:
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem biblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com

.