Comentário da lição da escola sabatina


SÁBADO DIA 27 À SEXTA DIA 03 DE ABRIL
Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome!” (Salmo 103:1)
Graça e paz aos queridos que iniciam mais uma bela jornada de estudos. A lição do trimestre passado foi fundamental para a nossa compreensão dos frutos do Espírito e a lição deste novo trimestre será fundamental para a compreensão da mensagem de saúde para os dias atuais.

O autor inicia a lição fazendo um paralelo entre a grandeza do universo e a grandeza de Deus.
Além da grandeza do  universo como analogia para entender a grandeza de Deus, podemos também destacar os mistérios que envolve a vida e o corpo humano. Imagine comigo. O corpo humano é como uma máquina viva. Você, por curiosidade, alguma vez procurou fazer uma comparação entre o corpo humano e um computador?  Vamos fazer essa comparação agora?

Compare a melhor placa de vídeo de um computador com o nosso singelo sistema de visão. Compare o melhor processador e HD de um computador com o nosso singelo sistema de processamento e armazenamento cerebral. Compare a melhor placa de som de um computador com o nosso singelo sistema de audição. Se fizermos as devidas comparações perceberemos que os computadores, por mais modernos que sejam, não conseguem fazer nem sequer uma minúscula sombra ao corpo humano. Isso sem contar que o corpo humano não possui circuito integrado, microchips, diodos, transistor, placas de sistemas integrados, etc, e, além disso, ao contrário do computador não precisamos de bateria e nem mesmo de nos ligar em tomadas para funcionar. 

Somos totalmente feitos de tecidos, ossos, carne, água e de substâncias químicas diversas.  E ainda, com toda essa diferença, conseguimos misteriosamente ter vida. Certa feita, assistindo a uma entrevista de um grande cientista norte americano, uma coisa que este grande cérebro da biologia afirmou, para mim foi como um assombro para compreender a grandeza de Deus. Ele afirmou que o corpo humano e o universo são as maiores provas da existência de um grandioso e misterioso projetista.

A revista Mundo Estranho certa vez publicou uma matéria muito interessante sobre algumas curiosidades do nosso corpo. Com a consultoria de médicos, professores e outros especialistas. Veja que interessante algumas dessas curiosidade:

Por que piscar?
Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira.
Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.
.
Quantas vezes trocamos de pele?
As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida “trocamos” de pele mais ou menos mil vezes!
.
Qual a capacidade de ar dos pulmões?
Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!
.
Qual a quantidade de sangue que circula no corpo?
Cinco litros em média. Com o coração batendo na média de 70 vezes por minuto, a cada batida ele bombeia 90 mililitros de sangue que percorrem o corpo em apenas um minuto.
.
Sangue ou Espermatozóide: Quem é mais rápido?
O Espermatozóide se move a cerca de 45 km/hora. Já o Sangue, na aorta ao sair do coração se move a incríveis 108 km/h. Para completar o grid da corrida temos o Espirro que alcança 150 km/h. Mas o vencedor é o Impulso nervoso que chega a impressionantes 360 km/h!

Fonte: Revista Mundo Estranho

DOMINGO
NOSSO DEUS DE AMOR

2 Tm 1:9
“que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,”

Deus em sua infinita sabedoria e onisciência previu a queda do homem. Ele poderia deixar de criar para impedir a materialização do mal na terra. Porém, se Deus fizesse assim, estaria impedindo sua criação de seguir o ciclo normal de vida e ações concedido pelo dom da liberdade. Se Deus manipulasse os eventos de acordo com sua onisciência para manter a integridade do bem, mesmo que fosse em prol do bem, seríamos escravos dele. Essencialmente, o amor não pode ser visualizado na escravidão, mesmo que do bem. Se fosse para manipular os eventos, seria melhor que fossemos criados como robôs e não como seres de coração (Emoção). 

Este tipo de manipulação jamais esteve nos planos de Deus, pois Ele deseja que sejamos livres o suficiente para amá-lo com poder e emoção pessoal manifestado não pela força ou por manipulação, mas por sinceridade, liberdade e vontade emanada de um coração cheio de gratidão, entrega e devoção permeada por puro amor.

SEGUNDA-FEIRA
DEUS DA GRAÇA

Efésios 2:8-9
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Paulo foi enfático nesta questão ao enfrentar um grupo de legalistas. Não é aceitável impor a lei como veículo de salvação ou até mesmo de garantia da salvação. A lei de Deus tem seu devido lugar na estratégia divina, mas menos o de papel salvífico. Nossas obras não podem fazer absolutamente nada por nós. Deus não nos aceita pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Somos aceitos diante de Deus pela obediência, santidade e perfeição manifestadas em Cristo. É importante também não fazermos uso do papel da graça para invalidar o papel da lei. A lei de Deus desempenha uma função não inferior a função da graça. 

Dizer que a lei não tem relevância ou que ela tem uma função inferior é o mesmo que diminuir a sabedoria de Deus por tê-la trazido a existência. Sabe por que a lei não exerce função inferior ao da graça? Porque a lei, por nos mostrar os pecados que estamos cometendo diante de Deus, nos faz crer que somos devedores e que agora precisamos de um salvador. Portanto a lei exerce o importante papel de nos conduzir à graça, ou seja, de nos conduzir a Cristo que é a única solução de salvação.

TERÇA-FEIRA
UMA RELAÇÃO DE AMOR

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mt 22:37, 38).

É complicado falar de amor em um tempo em que essa palavra é encarada de maneira tão distorcida. Na maioria das vezes o amor é tratado de maneira leviana ou puramente sentimental. Amor apresentado pela palavra de Deus não pode ser compreendido pela lente das emoções humanas. Amor não é sentimento, amor bíblico só poder ser encarado no mais alto nível como um princípio. Até mesmo um amor no relacionamento conjugal não pode jamais ser encarado apenas como sentimentos. Se o casamento fosse permeado por toda a vida por um mero amor sentimental, como é muito comum entre nós humanos imperfeitos, com certeza nenhum casamento duraria muito tempo. 

Acredito profundamente que o amor de Deus, plantado e alimentado em nossas vidas é que poderá trazer sustento a todo tipo de relacionamento nesta terra. Para que você entenda, imagine um casamento onde existe apenas amor no contexto de sentimentos e mais nada. Imagine quando a mulher começar a engordar ou ficar com os cabelos brancos, imagine se o homem começar a ficar careca ou então perder alguns dentes. Se não houver um amor além de emoções, como será possível manter os laços e estabilidade de tal união?

O amor a Deus também deve estar além das emoções humanas. Se nós amarmos a Deus apenas com nossos sentimentos, como ficaria nossa relação com Ele quando surgirem dificuldades e provas? Misteriosamente, o amor bíblico se apresenta como um elevado princípio. Ellen White comentou certa feita, que, o amor de Deus será o alvo de nossos estudos no céu, mas que a eternidade não será suficiente para compreendê-lo totalmente.

QUARTA FEIRA
LOUVANDO AO SENHOR

“Alegre-se em Deus. Cristo é luz, e nEle não há treva nenhuma. Olhe em direção à luz. Acostume-se a falar do louvor de Deus. Torne os outros felizes. Essa é sua primeira responsabilidade. Isso haverá de fortalecer os melhores traços de caráter. Abra, escancare as janelas do coração em direção ao Céu, e permita que entrem os raios do sol da justiça de Cristo. Pela manhã, ao meio-dia e à noite, seu coração pode estar cheio dos raios brilhantes da luz do Céu” (Ellen G. White, Advent Review and Sabbath Herald, 7 de abril de 1904).

Todas as manhãs temos que ter o costume de agradecer a Deus pela noite de descanso e também por nos conceder mais um dia de graça e misericórdia. Temos que agradecer por conservar Seus anjos ao nosso redor. Agradecer pelo alimento que nos concede bondosamente todos os dias. Agradecer pelo oxigênio, pelo sol, pela chuva. Agradecer por cada oportunidade que surge para nos amadurecer e nos fazer crescer. Agradecer também pelas dificuldades que nos concede experiências profundas e que trazem como resultados a sabedoria e maturidade. Enfim, há tanto pelo que agradecer e louvar ao Senhor. Não há razões para que nossas orações sejam tão vazias e sem sentido. 

Muitos nem oram por não saber o que dizer na oração. Há tantas e tantas coisas a serem ditas a Deus todos os dias e momentos. Eu por exemplo, não falo com Deus apenas nas orações que faço de joelhos. Constantemente costumo conversar com Deus e com meu anjo assistente. Se estou caminhando, dirigindo, viajando, onde que esteja, estou sempre falando com Deus a respeito de muitas coisas. Pode ser uma boa sugestão para você que talvez sinta dificuldades. Bom, mas o assunto não é oração. 

O assunto é louvar ao Senhor. Enganam-se os que pensam que louvar é apenas cantar. Louvar é sempre bendizer ao Senhor, seja através da oração ou de um bom bate papo como a um amigo, ou até mesmo na forma como nos comportamos diante das pessoas. Em tudo devemos louvar ao Senhor, pois Ele é digno e merecedor.

QUINTA E SEXTA-FEIRA
UM CULTO RACIONAL

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12:1).

Uma das mensagens bíblicas apresentadas nas três mensagens angélicas de apocalipse 14 é de dar “glória a Deus”. Paulo ao descrever sobre dar glória a Deus, nos lembra de que podemos dar glórias a Deus até mesmo no que comemos e bebemos. Em plano século 21, com tantas descobertas científicas a respeito da mente, fica mais fácil entender as palavras de Paulo. Quanto mais saudável for a mente humana, tanto mais aprimorados e competentes serão nossas atividades, ações, emoções e raciocínio. Portanto fica evidente que podemos oferecer a Deus um culto, ações, emoções, louvor, amor e adoração com maior qualidade se respeitarmos as leis da saúde e da conservação da maquina viva. 

No livro “Conselhos sobre regime alimentar”, está repleto de citações que apresentam como a saúde da mente é fundamental para facilitar a comunicação do Espírito Santo conosco. Satanás sabe muito bem desse instrumento poderoso que é a mente humana e por isso trata ele de destruir o máximo possível este órgão tão fantástico para impedir que Deus se comunique com os candidatos ao céu. Por esta razão que satanás tratou de inventar as bebidas alcoólicas, cigarro, as drogas, a cafeína e outras drogas estimulantes que são capazes de minimizar o potencial da mente de se comunicar com Deus. 

Com isto em mente, deveríamos pensar muitas vezes antes de ingerirmos chocolates, refrigerantes, coca cola, café, e outros alimentos e bebidas estimulantes. Por esta razão que existe pessoas com tão pouca capacidade de raciocínio, discernimento, aprendizado e cheios de preguiça mental.

Davi, na beleza e vigor de sua jovem varonilidade, estava se preparando para assumir uma elevada posição entre os mais nobres da Terra. Seus talentos, como dons preciosos de Deus, eram empregados para exaltar a glória do Doador divino. Suas oportunidades para a contemplação e meditação serviam para enriquecê-lo daquela sabedoria e piedade que o tornavam amado de Deus e dos anjos. Contemplando ele as perfeições de seu Criador, mais claras concepções de Deus se desvendavam perante ele. 
Assuntos obscuros eram iluminados, dificuldades eram explanadas, harmonizadas, perplexidades, e cada raio de nova luz provocava novas expansões de júbilo e mais suaves antífonas de devoção, para a glória de Deus e do Redentor. O amor que o movia, as tristezas que o assediavam, os triunfos que o acompanhavam, tudo eram assuntos para o seu ativo pensamento; e, ao ver o amor de Deus em todas as providências da vida, seu coração palpitava com mais fervorosa adoração e gratidão, sua voz soava com mais magnificente melodia, sua harpa era dedilhada com alegria mais exultante; e o jovem pastor ia de força em força, de conhecimento em conhecimento; pois o Espírito do Senhor estava sobre ele” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 642).

Gilberto G. Theiss
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico em teologia para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, cursa teologia no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem biblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com 
 .