Esperança - Só quem vive é que entende

Sonhos? Perdidos
Planos? Fracassados
Oportunidades? Nenhuma
Realizações? Poucas ou nada
Vontade de viver? As vezes
Lutas? Muitas
Vitórias? Não sei dizer
Fracassos? Quase sempre
.
Observando as perguntas e respostas acima poderíamos dizer de cara que estou sendo pessimista e melancólico na introdução deste artigo. Alguns diferem melancolismo de realidade, e é possível haver razões por ambos os lados.
.
Mas desafio meu querido leitor a observar o mundo ao nosso redor. Agora me diga, dá arrepios, nojo, decepção, frustração, desespero, angústia e revolta. Se nós que aparentemente temos uma vida razoável, ficamos ressentidos com tudo o que acontece ao nosso redor, agora imagina aqueles que não tem uma vida como a que temos?
.
Me lembro quando tinha cerca de 10 anos. Viviamos em um curtiço na grande São Paulo. Meu irmão que fazia o papel de pai pra mim (por eu não ter pai) saia de madrugada para trabalhar e chegar somente a noite. Minha mãe saia também de madrugada e só chegava a noite. Eu com apenas 10 anos de idade passava o dia todo sozinho. Era eu quem fazia o almoço, era eu quem limpava a pequena casa que morávamos, era eu quem lavava algumas peças de roupas, era eu que com apenas 10 anos me responsabilisava por todos afazeres da casa.
.
Me lembro como se fosse ontem. Tanto sofrimento, tanta angústia e muita pobreza. Viviamos no fundo de um grande curtiço e sempre que passava pelos corredores do curtiço era assaltado pelos maiores. Qualquer coisa que tinha nas mãos ia embora. Me lembro de tudo, porque com apens 10 anos de idade eu era uma criança que tinha esperança, esperança de um mundo melhor e justo, esperança de que as coisas fossem diferentes, esperança de ver menos sofrimento na vida de minha mãe e irmão. Quantas vezes chorei, quantas vezes pensei que nossa vida não receberia oportunidades, quantas vezes pensei que não teríamos mais do que estava ao nosso alcance, quantas vezes pensei que as oportunidade passavam bem longe de nós. Talvez seja essa a razão porque amadureci muito rápido.
.
Não vou entrar nos detalhes de tudo, apenas quero colocar que essa é a realidade de muitos nesse planeta. Quando imagino que na africa muitas famílias não vivem mais do que R$30,00 mensais, penso que a minha situação quando criança era bem melhor e favorável do que esses humanos que vivem naquele continente.
.
Sabe meus queridos, minha vida mudou, tudo mudou. Sei exatamente onde foi o ponto de partida dessa mudança. Mas muitas pessoas ainda continuam vivendo na miséria, muitos ainda estão nas favelas e curtiços, muitos ainda vivem na criminalidade por causa de oportunidades que só chegam pra quem tem dinheiro, muitos estão vendo seus sonhos morrerem, suas realizações virarem apenas fantasias, vendo seus destinos sendo traçados pela miséria da vida.
Onde quero chegar? Veja, tudo isso está ligado diretamente com os que professam ser cristãos.
.
Quando Jesus esteve aqui nesse mundo, Ele foi a procura dessas pessoas, dos desabrigados, dos que tinham sonhos assassinados, dos pobres, dos mendigos, dos enlutados, dos miseráveis, dos que viviam em curtiços. Jesus sofria imensurávelmente em vê-los naquela situação. Jesus tinha profunda compaixão porque não os havia criado para desfrutar de sofrimento e angústia.
Se existe alguém que sonha e deseja ardentemente pela volta de Cristo a esse mundo, essa pessoa é Ele próprio. Ninguém aqui nesse planeta debilitado sonha mais com o desfecho de tudo do que o próprio Deus.
.
Muitos cristãos estão acomodados com as coisas da vida, enraizados nos pecados do mundo e em seus entretenimentos. Muitos que professam ser cristão parecem não desejar a volta de Jesus. Muitos estão ainda querendo se casar, outros ainda querendo ter filhos, outros ainda querendo desfrutar do novo salário ou do novo emprego, outros ainda estão querendo continuar mais um pouco no luxo adquirido, outros ainda querem primeiro conhecer as 7 maravilhas do mundo, etc, etc, etc.
.
Agora eu pergunto: E os que estão nas sarjetas? E os que estão vivendo de R$30,00 por mês? Alguém parou para perguntar para os alejados que vivem nas cadeiras de roda se eles desejam a volta de Jesus? Alguém parou para perguntar para aquele que está em fase terminau se ele deseja que tudo isso acabe o mais rápido possível? Alguém já perguntou para aquele que sai de madrugada e só volta a noite, pra nessa correria toda ganhar apenas um sálario mínimo por mês se ele ou ela desejam que a nova terra chegue logo?
.
Sinceramente, quando olho para o cristianismo hoje acabo sofrendo a tentação de imaginar que Gandi estava certo ao dizer que "não me tornei cristão por causa dos próprios cristãos". É lastimável.
.
Viver a verdadeira religião é viver pelos outros. Ser cristãos é se interessar pelos pobres e afortunados. Ser discipulo de Jesus é remediar a vida dificil que essas pessoas vivem. Essa é a verdadeira religião. Muitos cristãos acham que são cristãos porque tem um título de Dr. em teologia, outros acham que são discipulos de Jesus porque acham que são bachareis em teologia, outros se acham grandes porque são lideres de fachada ou porque tem uma grande posição na sociedade. Ledo engano. Quando Jesus voltar, títulos e certificados serão queimados, posições de lideranças ou de status servirão de testemunhas a favor ou contra no dia do juízo pelo mal ou bom uso deles.
.
Ninguém vive a verdadeira religião se não for para lutar pela causa dos desfavorecidos, dos pobres, mendigos e abandonados. Ninguém será salvo por permanecer atrás de uma escrivaninha liderando uma igreja. Todos os que forem salvos serão pessoas que como Cristo fizeram como Ele, foram ao encontro dos que sofrem e dos que são deixados nas sarjetas da vida.
Existe muitos teologandos que quando se formam lutam para receberem chamado em regiões mais ricas que ficam bem longe da pobreza.
.
Não estou dizendo isso para acusar ninguém, mas para mostrar que se isso acontece em sua vida, saiba que é hora de cair aos pés de Jesus e implorar a ele pela transformação de seu caráter. É hora de lutar contra a fachada da religião. É hora de encarar o ministério como ele deve ser encarado. Quero lembrar a todos que pastorado não é certificado, pastorado é chamado. Pastor não se forma na faculdade, pastor se forma com joelhos no chão e com atitude de cumprimento da missão.
.
Existem muitos pastores que não são pastores e muitos membros leigos que são verdadeiros pastores da igreja. Não estou desmerecendo a faculdade de teologia e nem o pastorado, mas só estou mostrando o verdadeiro posicionamento dos fatos. A faculdade é importante para o devido preparo mas não é tudo, o chamado vem de Deus e o devido preparo também.
.
Todos e todos são chamados por Deus para tirar as pessoas não somente do pecado mas também dos sofrimentos existentes na vida, e todos são chamados não somente para ajudar as pessoas nos seus sofrimentos da vida mas também para retirá-las do pecado. Devemos viver e agir como Jesus viveu e agiu. Ele veio e nos deu exemplo claro de como deve ser nossa vida.
.
Sei que esse tipo de mensagem encomoda a muitos, porque muitos não querem sair detrás das mesas de escritório, muitos não querem sair de frente dos blogs, muitos não querem deixar o luxo da vida, muitos não querem suportar o mal cheiro das pessoas que vivem em condições lastimáveis, muitos não querem se misturar com os pobres e com os doentes. Jesus se misturou com toda essa gente. Ele se preocupou com todos. Muitos nem querem mais sair para dar estudos bíblicos, com medo e receio de perder o status que possui.
.
Muitos que são de classe alta ou de classe média não querem dividir o que eles tem. Quero lembra-los que o seu dinheiro não é seu, pertence a Deus e Deus lhe concedeu para literalmente dividir com os pobres. Todo dinheiro acumulado até aos centavos servirão de sentença contra ti no dia do juízo. Se não querem que seus bens e dinheiro acumulado não sirva de testemunho de sua perdição então comece já a investir na obra de Deus, seja na pregação do evangelho seja na ajuda aos mais necessitados.
.
Quero encerrar fazendo um apelo usando um simples texto bíblico. Permita que este verso crie uma reflexão profunda em sua vida, pois vou fazer o mesmo comigo. Deus nos chama para cumprir a missão de salvar as pessoas tanto do pecado quanto do sofrimento da vida. Ele quer que venhamos a refletir o seu caráter. Um caráter de amor e de altruísmo.
.
DIGA PRA VC MESMO, CHEGA DE VIVER A FACHADA DA RELIGIÃO
.
"Aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele andou". I João 2:6