Aquecimento Global e a Bíblia

A revista Superinteressante de outubro de 2005 trouxe uma reportagem sobre: O Começo do Fim. Vejamos alguns trechos:
.
“A temperatura média do planeta subiu 0,7ºC no último século. Nas últimas décadas, geleiras tidas como eternas começaram a derreter, enchentes e secas se tornaram mais violentas, ondas de calor mataram milhares […] E o pior: foi só o começo. Nos próximos 100 anos, prevê-se que a temperatura aumentará entre 1,4ºC e 5,8ºC. Se considerarmos que 0,7ºC causou tudo isso, dá para dizer que a palavra “apocalipse” não está longe de descrever o que vem por aí. O aquecimento global não é uma ameaça distante: é um perigo palpável, real, e está bem na sua frente.”
.
“Esses problemas já estão fazendo vítimas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aquecimento global mata cerca de 160 mil pessoas por ano. Vários fatores diretos das mudanças climáticas afetam a saúde: falta de alimentos leva à desnutrição, enchentes trazem leptospirose e contaminam fontes de água, o que traz diarréias. Mas, nessa história toda, pelo menos uma família de animais parece ter se beneficiado: os mosquitos. Resultado: epidemias. Eles não só se proliferam mais rapidamente no calor como atingem áreas que antes eram frias demais para o seu estilo de vida. Junto com eles, doenças como malária, dengue e febre amarela têm mais possibilidades de se propagar. Ou seja, é uma tragédia. Mas pode piorar muito.”
.
Nas emissoras de TV no Brasil e no mundo tem sido feitas reportagens sobre o aquecimento global enfatizando o CLIMA, elas mostraram muito bem que a causa principal desta catástrofe é a atividade humana.
.
Notícias e artigos tratando do aquecimento global e seus possíveis efeitos sobre o nosso planeta Terra foram as manchetes mais destacadas em muitos jornais e revistas nesses últimos meses. Imagens de impacto fizeram a capa de muitos deles. A revista Época do último 2 de abril, por exemplo, apresentou em sua capa uma visão aérea da cidade do Rio de Janeiro a partir do Cristo Redentor. Nessa imagem, os bairros de Ipanema e Leblon estavam sob o mar, podendo se avistar somente a parte alta dos edifícios.
.
Debates sobre o aquecimento global e seus possíveis efeitos começaram a ter destaque mundial há cerca de vinte anos. Este foi o tema central da Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro, em 1992, e em Kyoto, no Japão, em 1997. Mas apenas agora tomou a dimensão que hoje presenciamos na mídia.
.
O grande fator catalisador dessa intensa preocupação geral com esse assunto foi a recente divulgação do relatório do “Intergovernmental Panel on Climate Change” (IPCC), em Bruxelas, Bélgica. Nesse relatório, um grupo de cientistas apresentou evidências detalhadas do fenômeno do aquecimento global e fez predições das possíveis conseqüências catastróficas que esse fenômeno terá sobre o nosso mundo nas próximas décadas (o relatório está disponível no site do IPCC: http://www.ipcc.ch/”. Revista Kerygma.
.
Nota:
.
Mas o que a bíblia realmente ensina a respeito?
.
Muitas são as especulações em volta do contexto do aquecimento global. É importante avaliar bem os milhares de comentários existentes a respeito, pois muitas coisas podem ser simplesmente alarmes e fantasias.
.
Existe muitos textos bíblicos que falam sobre diversos assuntos que naturalmente poderiam ser traduzidos como se referindo aos desastres naturais principalmente aquecimento global.
.
Textos como:
.
Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentre em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca (Ag 2:6).
.
Teria esse fenômeno algum relacionamento com as palavras de Jesus, ditas no Seu discurso escatológico no final do seu ministério?
.
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. (Lc 21:25-26)
.
O quarto anjo derramou sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para Lhe darem glória (Ap 16:8-9).
.
Todos esses textos são claros como sinais que apontam para volta de Jesus acontecendo previamente. Mas será que estão intimamente ligados a um possível aquecimento global?
.
Com certeza os textos acima incluem não só o aquecimento global mas todas as catástrofes desenfreadas conseqüentes das atitudes humanas e do pecado. O aquecimento global não é a nota tônica descrita nos textos proféticos, mas todos acontecimentos existentes no planeta como num todo. Exemplo: Tsunames, aquecimento global, terremotos, tufões, maremotos, ciclones, tempestades, doenças, epidemias, ar doente devido as poluições, chuvas ácidas, seca, etc. O profeta Isaias descreve bem a situação da terra devido o pecado e as atitudes destrutivas do homem:
.
“A terra planteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.” Isaias 24:4.
.
Em seguida o profeta descreve as conseqüências dessa transgressão. O homem no pecado destrói a terra mas logo também é destruído por ela.
.
“Por isso a maldição consome a terra, e os que habitam nela serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e pouco homens restarão”. Mateus 24:6
.
Logo em seguida, após descrever a situação da terra e as conseqüências, o profeta revela porque a terra estaria nesta condição:
.
“Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores. Porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna”. Isaias 24:5.
.
Todas as leis, não somente a lei moral dos 10 mandamentos mas também as leis da natureza, as leis do ar, as leis da camada de ozônio, as leis da física e da química, e outras, toda lei quebrada traz conseqüências sérias, e hoje o aquecimento global é também conseqüência da transgressão das leis da vida e de nossa existência ligada a natureza global.
.
Vivemos hoje numa tragédia sem limites. O homem quebra a lei dos 10 mandamentos e hoje vivemos nessa epidemia generalizada de violências, promiscuidades sexuais, traições, contendas, intrigas, assassinatos, injustiça, corrupção e muitos outros. A lei de Deus ao ser transgredida, conseqüentemente as outras leis tanto da vida quanto da natureza são também deixadas de lado, e os resultados são todos esses que tem trazido preocupações até mesmo entre os céticos.
.
O aquecimento global e todos demais acontecimentos não são de maneira alguma o destaque na palavra de Deus. Na verdade todas essas tragédias trazem destaque a dois futuros acontecimentos fundamentais:
.
- A vinda de Jesus como sendo o grande resgate final ao povo que o ama e que é fiel a suas leis.
.
E o juízo que recairá a todos aqueles que destroem a terra.
.
A vinda de Jesus:
.
Em Mateus 24:32-35, falando sobre todos estes acontecimentos, nos diz:
“Aprendei pois esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo as portas”.
.
O texto acima nos diz que os acontecimentos focalizam a 2º vinda de Jesus. Lembrando que o objetivo da vinda de Jesus é por fim a todo sofrimento e buscar aqueles que o amaram e foram fiéis as suas leis.
.
O juízo
.
Além das conseqüências naturais de um mundo judiado pelo pecado e por seus moradores, entrará em cena muito em breve os juízos de Deus sobre todo aquele que hoje tem destruído a terra com suas transgressões:
.
“E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma”. Apoc. 7:1.
.
No texto acima, vemos que 4 anjos simbolicamente estão segurando os ventos nos quatro cantos da terra para que soprem sobre a terra. Estes ventos (Jeremias 49:36,37), simbolizam, todo tipo de destruição e maldade que o homem seria capaz de fazer para tornar a terra no mínimo um lugar desagradável de se viver, ou mesmo impossível. O homem destruiria a terra mas a intervenção divina impediria de a terra ser completamente destruida.
.
Se esses anjos não se empenharem em refrear a maldade humana, com certeza, já há tempo que teríamos sido completamente destruídos. Talvez não teríamos um aquecimento global em nossos dias, na verdade teríamos é literalmente sido torrados e extintos. A função desses anjos na profecia é de impedir o homem de levar a terra a um desfecho destruidor antecipado. Os anjos estão focalizando a 2º vinda de Jesus e a salvação dos remidos que ainda vivem nesta terra.
.
Segundo o verso 3, os anjos reterão esses ventos até que os remidos recebam o selo de Deus e somente após Deus confirmar os seus eleitos e fiéis através deste selo é que os ventos serão soltos. (Para saber sobre o selo de Deus)
.
Como vimos, o aquecimento global embora esteja no auge de debates pelo mundo, na bíblia não é o principal acontecimento. O devido aquecimento assim como os demais apontam para o verdadeiro grande acontecimento, que é a volta de Jesus e o juízo sobre a terra. Hoje estes prenúncios são como apelos para que os povos entendam que Deus os chama para fazer parte dos que serão recebidos no céu após a volta de Jesus. Apoc. 1:7; I Tess. 4:16-17.
.
O aquecimento global é sem dúvida alguma, um dos anúncios de que em breve contemplaremos o maior acontecimento da história.