06 abril 2009

Lei Dominical, Sinal da besta ou não?

Estive ouvindo um programa de debates no canal Hit Tv. O assunto foi a respeito do Sábado. Não irei relatar aqui tudo o que foi falado neste debate, mas um argumento levantado por um professor batista me deixou inquieto. O argumento usado é que os adventistas ao citarem decreto dominical, argumentam do nada. O professor batista disse que não há evidência bíblica nenhuma para dizer que o domingo é o sinal da besta e que o sábado é o sinal ou selo de Deus. Por esta razão é que dedicarei algumas linhas abaixo para que os queridos internautas venham analisar com cuidado se realmente existe base ou não para dizer que futuramente haverá uma lei dominical e que esta será o sinal da besta.

No livro de Apocalipse capítulo 13:16-17 nos diz assim:

"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." - (Edição Revista e Corrigida)

Precisamos destacar algumas coisas que são importantes nestes versos:

1º - Haverá uma imposição, uma obrigatoriedade. No início do verso 16 diz assim: "...E faz..."

2º - Essa imposição será para todos, independente de religião, credo, fé, valores, raça, tribo, etc. Na sequência do verso diz assim: "...que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos...". Todos, especialmente os ligados ao cristianismo não escaparão dessa imposição.

3º - O que será imposto é um sinal. Como o Apocalipse é um livro em grande parte simbólico, cheio de alegorias, é importante buscar respostas dentro da própria Bíblia para compreender o lado literal/real dos símbolos. Entendemos que por motivos muito sábios da parte de Deus, a realidade ficou oculta por trás de simbolos. Antes de passar-mos adiante, primeiramente entenderemos o que significa este sinal que será imposto. Vejamos:

Para entender qual será o sinal da besta, faz-se necessário primeiro entender qual é o sinal de Deus. Entendendo do que se trata o sinal de Deus, com extrema facilidade entenderemos qual seria então o sinal da besta.

Em Ezequiel 20:12 nos é dito: "E também lhes dei os meus Sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica."

Leiam novamente e reparem que a Bíblia ensina que o sinal de Deus é o Sábado. Para reforçar leremos também Ezequiel 20:20 que diz:

"E santificai os meus Sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus."

Mais uma vez, o texto reforça de maneira absoluta e contudente que o Sábado é um sinal, e este sinal é entre Deus e Seu povo. Este Sinal é o sinal de Deus.

O texto Bíblico de Apocalipse 13:16-17 diz que a besta, que também é simbolizado pelo anticristo, diz que esta besta aparecerá no tempo do fim, e ela terá um sinal, e que este sinal será imposto a todos. Deus tem um sinal e este sinal é o sábado. A Besta terá um sinal, e este sinal será imposto. Sabendo que o sinal de Deus é o sábado, a pergunta que surge é, qual é o sinal da besta?

Analisemos com cuidado para descobrir do que se trata o sinal da besta.

O sinal de Deus é um dia da semana, portanto o sinal da besta deve estar ligado também a um dia da semana.

O sinal de Deus é o 7º dia ou o útlimo dia da semana. Portanto o sinal da Besta possívelmente seja o contrário, sendo o primeiro dia da semana.

O sinal de Deus é o Sábado. Com todo esse raciocinio fica evidente que o sinal da besta seja o domingo. Que outro dia da semana poderia ser o sinal da besta sem ser o domingo? Que outro dia da semana em nossos dias em meio a cristandade, se opõe diretamente ao sinal de Deus que é o sábado como descrito em Ezequiel 20:12 e 20? Que outro dia é tão defendido abertamente pelos homens ao ponto de substituir o sábado dos 10 mandamentos? Que outro dia da semana é colocado diretamente em conflito contra o sábado? É impossível descrever o sinal da besta de outra forma. Sinal de Deus (Sábado) x sinal da Besta (?).

4º - Em Apocalipse 13:16 ainda nos diz que este sinal da besta será colocado na mão direita ou nas frontes, ou testas.

Mão direita, significa Trabalho, obras. Eclesiastes 9:10 diz : "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na supultura, para onde tu vais, não há obra....". O texto responde com clareza, mãos e obras, trabalhos ,estão ligados dentro do mesmo contexto profético.

Se analisarmos friamente dentro do enredo discussivo do cristianismo veremos como estes versos se encaixam perfeitamente. Alguns, apoiados na Bíblia dizem que é no sábado que devemos nos abster de nossos trabalhos, mas alguns ancorados nos homens e não na Bíblia dizem que é no domingo que devemos parar nossas atividades. Vejam que o sinal da besta está ligado a atividade, trabalhos e obras. Descansar ou não, trabalhar ou não neste dias.

O texto de Apocalipse ainda nos ensina que este sinal será colocado nas frontes. Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre este simbolismo: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado."
Note: "...com o entendimento (Fronte) sirvo à lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado (lei dos homens)."

Embora o texto não use a palavra fronte, fica evidente que esta palavra tenha o significado de entendimento, ou decisão. Hoje é evidenciado pela psicologia moderna que o local na mente onde se processa as decisões é justamente na região frontal. É nesta região onde se localiza a testa que são tomadas as decisões. É ali que nasce o resultado do processo do racíocinio, ou seja a decisão. É na fronte onde fica o entendimento, ou seja, o poder de decidir.

O sinal de Deus e da Besta estarão em conflito na mente humana. E receberão o sinal da besta aqueles que rejeitarem o sinal de Deus. Receberão o sinal de Deus aqueles que rejeitarem o sinal da besta. Portanto tudo passará pela mente, mas será eu e vocês que decidiremos (fronte) o que receberemos. Continuar as devidas obras seculares no sábado, rejeitando o sinal de Deus ou continuar as devidas obras seculares no domingo, rejeitando assim o sinal da besta. A decisão estará em nossas mãos, decidir em separar pela fé o Sábado a Deus ou não.

5º - E por último, Apocalipse 13:17. "Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal..."

Aquele que não tiver o sinal da besta, não poderá ter uma vida normal, não poderá ser um cidadão normal, perderá direitos, perderá espaços na sociedade, de compras e vendas, ou seja, de participar ativamente da atividade comercial. Esta será uma maneira de pressionar os que seguem a Bíblia a rejeitar a verdade expressa em sua palavra, de rejeitar o sinal de Deus. De rejeitar a verdade contida em Seus mandamentos. Eles farão de tudo para isolar o povo de Deus de seus direitos comerciais, mas com certeza Deus não deixará seu povo a merce dos inimigos da verdade. Neste tempo haverá pão e água para os féis, e como refugio, suas moradas serão nas montanhas. Isaias 33:16.

Mesmo com toda esta pressão para aderir ao sinal da besta (domingo) como muitos já fazem hoje em dia, satanás, furioso, chegará ao ponto de levar os homens a odiarem de tal maneira o povo que segue um assim diz o Senhor, que trará o desejo de se necessário exterminá-los da face da terra. O texto diz: Apocalipse 13:15 "...e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta;", logo após o decreto dominical, entrará em cena o decreto de morte. Morte aos fanáticos, é o que dirão.

Muito em breve cenas assim serão visiveis. Não demorará muito, pois muitas coisas semelhantes já acontecem. Todos os que guardam o sábado como é defendido pela Bíblia, são escandalizados, debochados, ridicularizados. Muitas das igrejas evangélicas já consideram o adventismo como inimigos, e nos tratam assim. Eu mesmo, já fui até agredido por palavras por um pastor pentecostal pelo simples fato de ser sabatista. Mal sabem eles que o domingo nasceu com roma, foi instituido por imperadores, bispos e papados. A própria igreja católica reconhece que Jesus não autorizou a mudança do sábado para o domingo, e que a igreja mudou pela sua própria autoridade, o princípio dessa mudança foi na data de 7 de março de 321 d.C. (
Ver citações históricas dessas mudanças)

Encerro com o apelo de Sofonias no capítulo 2:1,2 "Congregra-te, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo; antes que saia o decreto, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós a ira do Senhor..." Este é o decreto dominical. Quando este decreto for promulgado, simultaneamente cairá sobre este mundo a ira do Senhor. Apocalipse 14:11.

Ver mais citações

6 comentários:

  1. Olá irmão Gilberto,
    Paz do Senhor Jesus.

    Antes de tudo, gostaria de parabenisá-lo pelo inspirado estudo que disponibilizou em seu blog; que Deus continue abençoando seu ministério.

    Ao ler o estudo, tive uma certa dificuldade em entender os textos que estão na cor amarela.
    Gostaria de sugerir ao irmão uma mudança na cor dos textos que estão em amarelo, pois essa cor está dificultando a leitura.

    Que "o Senhor te abençoe e te guarde..." Números 6:24.
    Um abraço em Cristo,
    André

    ResponderExcluir
  2. Ola Gilbeto,

    Gostaia de dar minha contribução sobre uma questão: O sinal da besta fica na MÃO ou na TESTA. Qual outro lugar na Bíblia mão e testa estão juntos ? DT 6:8 "Também as atarás por sinal na tua MÃO, e te serão por frontais entre os teus olhos [TESTA]." Mas o que everia estar atado na mão e preso entre os olhos ? DT 6:5-6 "Amarás o Senhor teu Deus... Estas palavras que hoje te ordeno...". Quando Jesus questionado sobre o maior mandamento, Ele cita este verso e outro onde diz "Amar ao próximo...". Jesus assim 'resumiu' a "LEI DE DEUS". A tradição judaica também entende que os versos de DT 6 que eram atados à mão e na testeira se referiam aos mandamentos, a fim de "santificar" o povo. (DT 15:39-40). Sendo que Deus pede ao seu povo para colocarem a Sua lei na "mão E na testa". Assim, a besta no final dos tempos impõe um sinal na "mão OU na testa" que "anularia" o sinal de Deus, algo que demostra a não aceitação da Lei de Deus.

    []s,
    K

    ResponderExcluir
  3. sou evangelica e gostaria de guardar o sabado mais nao sei como se guarda o sabado

    ResponderExcluir
  4. OlÁ AMIGO EVANGELISTA...

    Uma maneira mais rápida para descobrir como guardar o sábado bíblico seria procurando em sua cidade um pastor, ancião ou membro conhecedor da Igreja Adventista para lhe auxiliar. Seria interessante o irmão fazer um estudo bíblico bem completo, assim terá uma compreensão mais ampla não apenas do sábado mas de outras questões fundamentais...Isso os adventistas em sua cidade podem lhe ajudar. Aconselho-te a não desistir, pois buscar o conhecimento não paga e ainda abrirá nossa mente para vislumbrar outras questões importantes. Deus o abençoe por esta decisão. O Espírito de Deus está atuando em tua vida.

    ResponderExcluir
  5. Sou muito feliz em ter conhecido e aprendido sobre a verdade do sábado, não devemos ler a bíblia somente,devemos estudar e compreender e fazer uma análise de vários textos e contextos e não tirarmos conclusões com apenas alguns versos da bíblia. A lei de Deus é muito clara sobre a observância do sábado. Quando ele no quarto mandamento Lembra-te do dia do sábado para o santificar.. ele sabia que os homens no futuro não iam dar importância para esse mandamento, acharam melhor guardar o dia do sol, de acordo com o imperador de Roma Constantino. À partir daí a lei de Deus foi esquecida e mudada.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo ha evidências sim que o sabado é o sinal de Deus em Ezequiel 20:12 diz isso...que servirão de sinal entre mim e vós...

    ResponderExcluir

Outras Postagens semelhantes

Related Posts with Thumbnails