
Portanto fica abaixo enumeradas de 1 a 12 as seguintes perguntas:
1º - Porque razão Deus chamou uma lei de lei do Senhor e outra lei de Moisés? Salmos 1:2; 19:7; Rom. 7:22. Neemias 8: 1
2º - Porque razão Deus chamou uma lei de lei real e outra de cédula de ordenança? Tiago 2: 8, Colossenses 2: 14
3º - Porque Deus mostrou uma lei antes do pecado do homem e outra depois? Romanos 4: 15, Leia Hebreus 10:1
4º - Porque a lei de 10 mandamentos Deus mesmo as escreveu e a outra mandou que Moisés escreve-se? Êxodo 31: 18, Deuteronômio 31: 9
5º - Porque Deus escreveu 10 mandamentos em pedras e mandou Moisés escrever o restante nos rolos? Êxodo 31: 18, Deuteronômio 31: 24
6º - Porque Deus mandou colocar 10 mandamentos dentro da arca e mandou que deixa-se de fora as outras 603 leis? Deuteronômio 10: 5, Deuteronômio 31: 26
7º - Porque Deus chamou uma lei de lei perfeita e a outra chamou de lei que não aperfeiçoa nada? Salmo 19: 7, Hebreus 7: 19
8º - Porque Deus chamou uma lei de eterna e outra de lei transitória? Salmos 111:7,8, Hebreus 10: 1
9º - Porque Deus chamou uma lei de santa e a outra que nada santifica? Romanos 7: 12, Hebreus 10: 1
10º - Porque Deus chamou uma lei de Espiritual e a outra de lei carnal? Romanos 7: 14, Hebreus 9: 10
11º - Porque Deus disse que uma lei não seria anulada e que outra lei seria cravada na cruz? Mateus 5: 17-19, Colossenses 2: 14
12º - Porque Deus disse que uma lei não seria mudada e nem anulada pela fé, e que outra lei sim seria cancelada? Romanos 3: 31, Efésios 2: 15
Se Deus não quisesse sugerir diferenciação de leis, porque razão faria tantas, tantas e tantas diferenças tão absolutamente claras assim?
9º - Porque Deus chamou uma lei de santa e a outra que nada santifica? Romanos 7: 12, Hebreus 10: 1
10º - Porque Deus chamou uma lei de Espiritual e a outra de lei carnal? Romanos 7: 14, Hebreus 9: 10
11º - Porque Deus disse que uma lei não seria anulada e que outra lei seria cravada na cruz? Mateus 5: 17-19, Colossenses 2: 14
12º - Porque Deus disse que uma lei não seria mudada e nem anulada pela fé, e que outra lei sim seria cancelada? Romanos 3: 31, Efésios 2: 15
Se Deus não quisesse sugerir diferenciação de leis, porque razão faria tantas, tantas e tantas diferenças tão absolutamente claras assim?
Se alguem é capaz refulte as perguntas do gilberto.
ResponderExcluirJunior Sentinela
sentinela7_jr@hotmail.com
oi, só querio refutar uma das questões....
ResponderExcluira primeira ...se vc continuar a ler o cap 8 de Neemias verá que eles chamam o livro da lei de moisés de lei de Deus tb Ne 8:18...dá a entender que que os judeus não diferenciavam uma lei e a outra.....
Se continuares a observar a Lei ela vai te matar.
ResponderExcluira função da lei é mostrar os teus pecados e corras urgentemente a Cristo. chegando lá serás guiado pelo Espirito Santo e nao pela lei.
Um escrito sabatista, faz uma pergunta no seu livro 'Assim diz o Senhor" um pecador transgrede a lei deliberadamente porque nao conhece. um cristao depois que conhece a lei tambem nao a guarda, então para que Deus fez a sua Lei? tu poderas responder que o cristao deve guardar e observar a lei, essa resposta é nao ter visão espiritual, a palavra nao se revelou em ti.
Sabias que o cristão morreu para ela?
como pode guardar a lei alguem que ja morreu? podes responder?
como pode a lei ter poder para alguem ja morto? podes responder?
a lei é eterna, mais ela tem um objetivo: mostrar pecados.
como pode mostrar pecados para alguem que esta morto pelo corpo de Cristo? podes responder?
o proprio cristo foi morto por ela.
e tu seras morto por ela se continuares a observar. vai para cristo meu irmão e cre que o sangue dele te tirou todos os teus pecados, nao te sintas pecador.
ele ja te tirou os teu pecados.
tu cres que Ele na sua segunda vinda vai levar pecadores ou Santos? podes responder?
se crees que ele vai levar pecadores estas enganado, satanas te enganou. te enganou porque nao cres na sua palavra.
acredita: ele quando vier só vai levar santos. ele já te considera santo. basta crer. cres nas suas palavra ou nos teus atos, nas tuas atitudes.
precisas morrer para que fiques livre do pecado e da lei.
que Deus te abençoe a tua vida grandemente.
Se alei mostra teu pecado,entao e pq vc esta vivo.
Excluirse havera um jiuzo,entao neste juizo tera tambem um Juiz,Advogados de defesa e acusacao,réus,testemunhas e primcipalmente uma LEI.Ou vc acha que Jesus ira julgar de acordo com a consciencia de cada um?
Respondendo as perguntas(introdução)
ResponderExcluirCaro amigo sr Gilberto Theiss: sou apenas um internauta observador. Não debocharei e responderei as suas perguntas. Mas antes gostaria de fazer um comentário sobre suas declarações. O sr diz para responder biblicamente...,Mas o que seria responder “biblicamente”? o homem cria diversas interpretações para diversos assuntos bíblicos; e a questão da Lei é uma delas. Só quem pode responder 100% Biblicamente sem sombra de equívocos é Deus e Jesus Cristo. O homem fala, escreve, pergunta, responde e argumenta, tudo “biblicamente”... dentro da sua interpretação. Mas é claro que, aparecem interpretações mais coerentes e com mais sentido dentro do contexto histórico bíblico do que outras. Mas a verdade absoluta, só a Deus pertence. O sr diz para responder biblicamente..., mas avalie suas perguntas; com todo o respeito sr Gilberto, elas são induzivas, especulativas, que conduz a entender, já na pergunta, que existiam duas Leis distintas. Algumas das suas perguntas, são muito parecidas com aquela na estória do delegado corrupto, condenador(e o verdadeiro assassino), que pergunta para o acusado(inocente):
-“ Além de dinheiro, que outros motivos te levaram a matar o Dr fulano?” viu? Entendeu? a pergunta já diz e induz que o acusado é o culpado. Veja agora também a sua 1º pergunta, ela diz que Deus chamou uma lei de lei de Deus e outra lei de lei de Moisés...A pergunta já afirma que existiam duas leis distintas e pede o motivo disso. Essa pergunta, para ser mais biblicamente correta, poderia ser mais ou menos assim: - por que lemos na Bíblia as expressões: lei do Senhor e lei de Moisés?
Sr Gilberto, as suas perguntas são baseadas na interpretação adventista da Bíblia, e não exatamente na Bíblia, o sr pergunta “adventistamente”,ou seja, O sr pede para responder Biblicamente, mas não pergunta Biblicamente.
E o que o sr falou sobre “inimigos da verdade”....”rendam-se a verdade...” meu caro amigo, isso é simplesmente dispensável. Sr Gilberto, isso é deselegante, ousado, áspero e desafiador. Deixa a entender que a verdade só está no que o adventismo prega, e que esse, é a única e absoluta fonte da verdade,e todas as outras pessoas que não concordam com a interpretação adventista, são todos uns coitados ignorantes, enganados, e ou, rebeldes perante Deus. Se são “inimigos que devem se render a verdade”, indiretamente o sr está chamando as pessoas que não concordam com o adventismo de “soldados da mentira”; Cuidado sr Gilberto, isso é sinal de um terrível orgulho, muito característico no meio adventista, que poderá ser a sua ruína.
Agora responderei as suas perguntas. Por favor leia com calma e atenção.
E que Deus o ilumine e guarde. (internauta Décio)
(continua no próximo comentário)
-1º por que Deus chamou uma lei de lei do Senhor e outra de lei de moisés? (Sl 1:2, 19:7) (rom 7:22)(Nee 8:1)
ResponderExcluirResposta: porque são sinônimos meu amigo, são sinônimos. É o mesmo caso de festas fixas do Senhor(lev 23:37)(lev 23:44), e festas dos judeus(João 5:1)(João 6:4) . confira na Bíblia e reflita meu caro: a páscoa era festa “dos judeus” ou era “do Senhor”? são sinônimos da mesma festa. E que tal essas passagens, veja:
- em Lv 23:39 , a festa dos tabernáculos é festa do Senhor, e em João 7:2, a mesma festa é chamada de festa dos judeus...(confira). e quem são: o ungido, o messias, o cordeiro, o Rei dos reis, e o filho do homem? Todos são sinônimos de Jesus. são sinônimos meu caro amigo, sinônimos. E sobre a Lei, Existem muitos exemplos, vou mostrar alguns, veja:
em Neemias 8:1, o livro é chamado de Livro da Lei de Moisés, e logo depois, nos versos 8 e 18, o livro é chamado de Livro da Lei de Deus. Agora veja esses exemplos de leis cerimoniais como sendo da lei do Senhor:
Em Ex 13:9, separar o primogênito, era seguir a Lei do Senhor...
Em 2 cro 31:3, holocaustos eram normas da Lei do Senhor...
Em 2 cro 34:14, o livro é chamado de livro da Lei do Senhor...
Em Lc 2:21-24, Lei de Moisés de sacrifícios é a mesma Lei do Senhor...
Em Lc 2:39, ordenanças da Lei, são ditas como da Lei do Senhor...
Em Nee 10:28-39, vários preceitos da “lei de Moisés”, são ditos como ordens da Lei do Senhor...
Veja esses:
Em Marcos 7:10, diz: “pois Moisés disse: honra teu pai e tua mãe; e quem maldisser ao seu pai ou sua mãe, morrerá.” (honrar pai e mãe é o quinto mandamento, está em EX 20:12. vemos nesta passagem,uma “lei de Deus”,e no entanto se diz que “Moisés disse”)
Em Mateus 15:4, diz: “porque Deus ordenou: honra teu pai e tua mãe; e quem maldisser a seu pai ou sua mãe seja punido de morte.”(no quinto mandamento NÃO está escrito que quem maldisser seus pais deve ser punido com a morte, isso está no livro da Lei (lev 20:9) e no entanto se diz que “Deus ordenou.”)
Em Marcos é lei de Moisés...em Mateus é lei de Deus....e ambas dizem a mesma coisa.
Em Josué 23:6, o livro é chamado de Livro da lei de Moisés (besêpher torath mosheh)
E logo em Josué 24:26, ele é dito como Livro da Lei de Deus(besêpher torath 'elohiym )
(veja e confirme no original hebráico).
Reparou bem, sr Gilberto? Existia um Livro da Lei de Deus.... mas a “lei de Deus” não estava nas tábuas de pedra, e a “lei de Moisés” no livro? E o sr reparou nos exemplos acima onde é dito claramente que diversos preceitos rituais eram da Lei do Senhor ?
(continua no próximo comentário)
-3º Por que Deus mostrou uma lei antes do pecado do homem e outra depois? (Rm 4:15) (Hb 10:1)
ResponderExcluirResposta: o sr quer dizer na pergunta que: a “lei moral” foi dada no Éden, e a lei “de Moisés” foi dada depois...é isso? Bom meu amigo, se é isso, desculpe-me Sr Gilberto, mas eu não consegui encontrar em Rm 4:15, Paulo dizendo que Deus mostrou, ou deu os dez mandamentos para Adão.... sinto muito, na minha opinião isso é equívoco de interpretação. Em Rm 4:13-25, pelo exemplo de Abraão, Paulo mostra que a pessoa é aceita por Deus por causa da fé, e segundo a graça. A promessa de Deus depende da fé e não da lei.(Rm 4:13-16) .E é claro que a lei não era imagem real das coisas(Hb 10:1), ela serviu de guia, tutor(aio) até que viesse Cristo, para que pela fé fôssemos justificados(Gal3:19-25).
Paulo mostra que a lei suscita a ira de Deus, o castigo de Deus; e que onde não há lei, não há transgressão. Baseados nisso, muitos advts afirmam que Adão e Eva transgrediram a “lei de Deus”. Mas como que Deus iria dar a dita “lei moral” para Adão e Eva, se para saber e seguir tal lei, é necessário saber o que é comportamento moral; e para isso eles deveriam ter o conhecimento do bem e do mal, do certo e do errado, pois moralidade depende disso. Mas o casal não tinha esse conhecimento, pois Deus proibiu de comer do fruto do tal conhecimento(Gen 2:17). E pra que uma lei sobre pecados, se o pecado não existia? Uma lei referente a pecado, antes do pecado? Seria mais ou menos como colocar uma placa de trânsito, por exemplo do tipo: “proibido ultrapassar”, num vilarejo qualquer nos tempos do antigo testamento; quando não existia automóveis, rodovias, trânsito de veículos automotores...ninguém tinha a menor idéia do que era tudo isso. Era exatamente como Paulo disse, onde não há lei, não há transgressão, e não havia lei sobre pecado porque no Éden não havia pecado. Adão e Eva não tinham conhecimento do bem e do mal, e não tinham logicamente conhecimento do que era pecado, eles viviam na mais profunda inocência, note que eles não sentiam, nem sabiam o que era vergonha(Gen 2:25); muito menos o que seria roubo, cobiça, adultério,inveja, ira, mentira... depois que comeram, começaram a ter conhecimento(Gen 3:7) Eles tomaram conhecimento do bem e do mal sendo enganados pela serpente, pois eles eram totalmente inocentes.
(continua no próximo comentário)
continuando a resposta...Eles transgrediram a ordem de Deus sem intenção maléfica, pois nem sabiam o que era mal, eles pecaram não por intenção própria, mas por instruções da serpente, sem responsabilidade, sem consciência do que fizeram. Paulo disse em Rm 5:13, que antes da chegada da lei, o pecado estava no mundo mas o pecado não é imputado(não atribuído a alguém, não atribuída a responsabilidade) não tendo lei. “Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.” Outra tradução(atualizada) deixa bem claro: “porque antes da lei, o pecado já estava no mundo mas onde não não há lei, o pecado não é levado em conta” ou seja, o pecado de Adão e Eva não foi intencional, não pecaram porque quiseram pecar, pois pecar é errado, é mal, mas eles nem sabiam o que era isso, pois ainda não tinham comido do fruto do conhecimento. Como eles saberiam que desobedecer à Deus era mal, era errado, se eles não tinham o conhecimento do bem e do mal? Note que o casal nem sabia o que era enganar e mentir, e assim foi facilmente persuadido e seduzido pela astuta serpente(Gen 3:1-6). Eles pecaram? Sim, mas como ainda não havia lei, esse pecado não foi imputado. E se Adão e Eva transgrediram a “lei de Deus”; eu gostaria de saber qual dos 10 mandamentos eles transgrediram, pois a bíblia só mostra que eles quebraram a regra de comer do fruto do conhecimento.
ResponderExcluirTudo aponta na Bíblia, para o fato de que, os dez mandamentos nunca existiram como um código formal de lei antes da época de Moisés. E se o sr acredita que as leis morais do decálogo estavam vigentes no Éden, isso tem um grave problema, por exemplo: Adão e Eva tinham que honrar pai e mãe? E no Éden, o único casal existente, tinha que se preocupar com adultério? Com quem? Cuidar para não cobiçar a casa ou o servo do próximo?(leia Ex 20:17). Os “servos” de Adão, o “estrangeiro” que estivesse no Éden, dentro das portas da “casa” de Adão, tinha que guardar o sábado? (leia Ex 20:10-11). Quando Deus fez a aliança e deu as tábuas do decálogo à Moisés, ficou claro que esta aliança não foi feita no Éden, nem com os patriarcas, leia Deut 5:2-3, veja o que é dito antes da citação dos dez mandamentos:
- “Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos”.(Deut. 5:3)
A única regra que Deus deu para o casal do Éden, foi que não comessem do fruto proibido; do fruto do conhecimento, ao comerem, adquiriram o conhecimento do certo e do errado, do Bem, e infelizmente também do mal, e aí o pecado entrou.
(continua no próximo comentário)
-4º Por que a lei dos 10 mandamentos Deus mesmo as escreveu e a outra mandou que Moisés a escrevesse? (Ex 31:18) (Deut 31:9)
ResponderExcluirResposta: nas duas primeiras tábuas de pedra que foram quebradas (Ex 32:19), Deus escreveu as dez palavras, mas nas duas novas tábuas, que permaneceram , quem escreveu os dez mandamentos foi Moisés. Veja Ex 34:28:
“E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.” Quem esteve lá 40 dias, não comeu, não bebeu, e ESCREVEU nas tábuas? Moisés! Apesar de Deus dizer que Ele escreveria,(Ex 34:1), quem escreveu foi Moisés. Uma contradição? Lógico que não. Deus muitas vezes age através do seu escolhido, mas é Ele quem faz. Quando Moisés ordenou às rochas que lhes dessem água, e saiu água para o povo(Nm 20:8 ), quem fez sair água das pedras foi Moisés ou foi Deus? E quando atravessaram o mar vermelho, Deus mandou Moisés levantar o cajado e estender a mão sobre o mar, e ele se abriu(Ex 14:16). Quem abriu o mar foi Moisés ou foi Deus? Qualquer um vendo Moisés com seu cajado levantado e sua mão estendida para o mar, diria que foi Moisés quem o abriu, outros diriam que foi Moisés através do poder de Deus e outros ainda diriam que foi Deus através de Moisés. Então veja sr Gilberto, quem criou as dez palavras para Israel foi Deus, mas quem escreveu literalmente nas duas novas tábuas, foi Moisés. Um engenheiro pode dizer: -“fui eu quem fez aquele prédio” foi ele ou foram os pedreiros? Ele criou e orientou a obra, a responsabilidade e os méritos vão para o criador da obra, não para quem literalmente a fez.(leia João 4:1-2). Deus disse que escreveria, mas quem literalmente escreveu foi Moisés. Se você quer argumentar que as regras das placas de pedras são mais importantes e superiores, porque o próprio Deus as escreveu, lamento mas aquelas primeiras foram quebradas e as segundas placas , quem escreveu foi Moisés; então parece que as regras não eram tão importantes, ou perderam a superioridade, pois Moisés botou a mão, não é? Moisés escreveu nas duas novas placas que permaneceram e Moisés escreveu também no livro; tudo orientado por Deus. Ah, mas você ainda quer saber por que Deus literalmente escreveu diretamente nas duas primeiras tábuas? Isso a Bíblia não explica. Seria como perguntar: por que Deus apareceu no meio de um fogo numa sarça(espinheiro)?(Ex 3:2) por que não num cactos, ou oliveira? E por que Deus usou uma coluna de nuvem para guiar o povo(Ex 13:21) ? não podia ser uma seta de arco-íris? Um cometa vermelho? Amigo Gilberto, a Bíblia não diz nem deixa a entender que as leis das tábuas de pedra eram mais importantes ou superiores que outras leis do livro. E para provar isso, veja a passagem de João 7:22-23, ali mostra que os judeus praticavam a circuncisão no sábado. E isso não lhe é estranho? No sábado não podia catar lenha(Num 15:32-36 ), não podia acender fogo(Ex 35;3 ), não podia carregar materiais(Jr 17:21-22 ), nem caminhar certas distâncias(At 1:12 ),nem mesmo tratar doentes(Lc 13:14 ), mas uma lei cerimonial de Moisés(circuncisão), podia. E isso nos faz pensar: se realmente existiam a “lei de Moisés” e a “lei de Deus”, e se essa última era considerada mais importante e superior, porque foi Deus quem escreveu, foi escrito em pedras, ficava dentro da arca, era perfeita, era santa, era eterna, como que o povo de Deus colocou a circuncisão acima do sábado? Uma lei do livro, fora da arca, não declarada como perfeita ou eterna, uma lei “de Moisés” acima de uma “lei de Deus”? analise sr Gilberto, se os Israelitas faziam essa distinção de leis, eles deixariam para circuncisar as crianças no dia seguinte, pois jamais eles colocariam a dita “lei de Moisés”(inferior) acima da dita “lei de Deus”(superior).
(continua próximo comentário)
-5º Por que Deus escreveu os dez mandamentos em pedra e mandou Moisés escrever o restante nos rolos?(Ex 31:18) (Deut. 31:24)
ResponderExcluirResposta: conforme já dito anteriormente, Moisés também escreveu nas tábuas de pedra. E o fato do decálogo ter sido escrito em pedra, não prova que suas leis fossem mais importantes que outras.
A Bíblia nunca explicou ou deixou claro diretamente, mas De acordo com o costume daquela época, por vezes, qualquer contrato solene ou aliança era firmado selecionando algum objeto como "testemunha" ou "testemunho" daquele acordo. Foi assim que Jacó ergueu um pilar como uma testemunha de seu voto para com o Deus de seus pais (Gênesis 28.18). Mais tarde este mesmo Jacó fez com Labão uma aliança e ergueram um montão de pedras como testemunha disto (Gênesis 31:48). Abraão reservou sete cordeiros como " uma testemunha " da aliança dele com Abimeleque (Gênesis 21:27-30). Analisando então o histórico cultural bíblico, podemos perceber que Deus deu as tábuas de pedra a Israel como “testemunha” ou testemunho, um marco representativo daquela aliança. As tábuas eram chamadas de tábuas do testemunho (Ex 31:18), a arca na qual elas foram postas, era a arca do testemunho(Ex 40:5), e o tabernáculo onde a arca foi posta era chamado de tabernáculo do testemunho(Ex 38:21). Tanto as tábuas, a arca e a tenda sagrada (onde ficava também o livro), foram chamados “do testemunho”e em momento algum é dito na bíblia que as leis das pedras eram superiores. Agora, se o fato daquilo que foi escrito nas pedras são superiores e mais importantes, analise meu caro: então quer dizer que: se eu não cobiçar o cortador de grama do meu vizinho, isso é mais importante, mais sublime, moralmente mais nobre e superior do que eu perdoar uma grave ofensa, (uma grande mágoa guardada por 15 anos), causada pelo meu irmão? Então É isso que devo entender, sim, porque no decálogo está escrito o mandamento moral e superior: “não cobiçarás”, mas não existe o mandamento moral e superior do perdão... e eu já ouvi alguns advts afirmarem que os 10 mandamentos é que conduzem a vida moral do cristão...mas é essa a orientação “moral” que o cristão deve ter? sem perdão? Aposto que o amigo perdoa...mas perdoar sendo bem moral e uma enorme forma de demonstrar e praticar o amor ao próximo...nós não encontramos no decálogo. Se o fato daquilo que está escrito nas pedras é mais importante e superior, Jesus teria dito : “destes 10 mandamentos das pedras dependem toda a Lei e os profetas” . Mas não, Ele não disse isso.
(continua no próximo comentário)
6º - Por que Deus mandou colocar 10 mandamentos dentro da arca e mandou que deixasse as outras 603 leis fora da arca? (Deut.10:5) (Deut 31:26)
ResponderExcluirResposta: Dentro da arca, fora da arca...meu caro amigo, a Bíblia nunca relatou que aquilo que estivesse dentro da arca seria superior. A arca era chamada da arca da aliança, as tábuas também eram chamadas de tábuas da aliança, e também o livro era chamado de livro da aliança...tudo da mesma aliança. E nunca foi dito que aquilo ou isso era mais importante ou superior devido estar dentro ou fora da arca. Isso nada prova sr Gilberto; note por exemplo que na Bíblia, temos passagens que chamam as tábuas de pedra de “tábuas da Alinça”(Deut. 9:9) (Deut 9:11) (Deut 9:15) e outras que chamam também o livro de “Livro da Aliança” (Ex 24:7) (2 Reis 23:2) (2 Reis 23:21) (2 Cro 34:30) [almeida corrigida – fiel] e no Livro fora da arca, assim como nas tábuas, também estavam escritos os 10 mandamentos. Meu amigo Gilberto, analise: quando perguntaram para Jesus: “mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus por acaso perguntou: “de qual lei se referes? Da lei de Deus gravadas nas pedras, ou da Lei de Moisés escrita no livro?” não, Jesus não perguntou isso, e já respondeu de bate-pronto: “amarás teu Deus de todo coração e toda tua alma (Deut 6:5) e amarás teu próximo como a ti mesmo”(Lev 19:18) ; e completou: “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”(Mt 22:36-40). Veja meu caro, os dois mandamentos mais consagrados pelo próprio Jesus Cristo, que são BEM MORAIS, foram escritos fora das tábuas de pedra e ficavam fora da arca. Daí vem uns adventistas com o argumento que Jesus tinha resumido os dez mandamentos em dois..., e também alegando: “ah, mas se eu amo meu próximo, eu não mato, não roubo, não minto, não cobiço”...etc. Mas,...se esses dois mandamentos do amor são os dez resumidos, (e pelo que sei, resumo é mostrar a mensagem principal, o núcleo de um texto, é o contexto da coisa, )por que, que o decálogo na íntegra nada fala de AMAR? Quer dizer que: resumido ele representa o pleno amor...mas detalhado, aberto, íten por íten, na íntegra, ele só tem oito proibições e duas orientações, e sem em momento algum, dizer AME. Pois é... se você ama teu próximo você não mata, não rouba, não cobiça,...mas também então não precisa ser solidário, não precisa ter compaixão, pode debochar de alguém, humilhar o próximo, quebrar o que é do próximo(sem cobiça),ser orgulhoso, ser ganancioso, e não precisa perdoar...porque nada disso é relatado nas pedras...?. NÃO, meu amigo, Jesus não resumiu os dez mandamentos em dois..., é o contrário, o decálogo é que contêm algumas, de todas as regras e leis de comportamento sobre amar que se resumem naqueles dois principais mandamentos. Esses dois mandamentos já abrangem tudo sobre o amor. Se você amar teu próximo como a ti mesmo, você fará de tudo para construir um bom relacionamento, tudo com boa intenção, e não fará nada de mal ao próximo que você não queira para você mesmo. Pode um cristão amar o próximo como a ti mesmo na íntegra, sem misericórdia? Mas onde está o mandamento da misericórdia nas tábuas de pedra? Agora, se o caso é, de algo ser superior porque estava dentro da arca, nós vemos que além das placas de pedra, dentro da arca também estavam um maná e a vara de Arão(Heb 9:4).Bom, se for assim, devemos então também deduzir que o maná e o florescimento e os frutos da vara de Arão, foram milagres superiores à outros? A abertura do mar vermelho, por exemplo, pelo visto então, não foi tão importante não é, pois não se guardou nenhum frasco com água do mar vermelho dentro da arca... e as duas leis maiores , que falam claramente do Amor, que são muito citadas na Nova Aliança, ficavam fora da arca, escritas naquela dita “lei de Moisés” fora das tábuas de pedra...veja, os mandamentos do Amor ficavam fora da arca...
(continua no próximo comentário)
7º- por que Deus chamou uma lei de lei perfeita e outra de lei que não aperfeiçoa nada?(Salmo 19:7) (Hb 7:19)
ResponderExcluirResposta: com todo o respeito sr Gilberto,essa sua pergunta(á exemplo de outras) é indusiva; o sr cria uma comparação entre características da mesma e única Lei; deixando a entender que fossem duas leis separadas. E a sua comparação é confusa e sem sentido. Uma comparação equilibrada seria comparar algo perfeito com algo imperfeito, ou, algo que aperfeiçoa com algo que não aperfeiçoa. Comparar uma coisa perfeita com outra coisa que não aperfeiçoa é estranho e sem nexo. É como comparar conhaque de alcatrão com catraca de canhão; nada haver.
O salmista disse que a lei era perfeita...e eu não duvido. A lei (thorá) foi perfeita para, e durante a antiga aliança, que nos serviu de aio, até que viesse a promessa. Uma coisa pode ser perfeita para ,ou durante um período, mas isso não quer dizer que por ser perfeita não teria término; terminado seu tempo, termina sua utilidade. “aquilo que se desvanecia está prestes a desaparecer”(Hb 8;13). fraudas são perfeitas,rodinhas de apoio na bicicleta são perfeitas, mas depois de crescermos precisamos ainda usar isso?? a lei na antiga aliança era perfeita, mas que, na Nova Aliança, não trazia melhoramentos, não aperfeiçoou. Sr Gilberto, se essa lei perfeita a qual o salmista que refere é a “lei moral” a lei dos 10 mandamentos, analise por favor: pode um cristão ter uma conduta moral praticando a pedofilia? No decálogo existe o mandamento proibindo o adultério, mas não existe o mandamento que proíbe um solteiro assediar sexualmente uma criança. o decálogo proibe de matar o próximo, mas não proíbe de matar o cachorro do próximo, destruir o que é do próximo, matar animais por esporte,não proíbe de comentar(sem mentir, falando a verdade)assuntos íntimos sobre a vida sexual dos outros... Isso é perfeito? Essa é a lei perfeita? Sem o mandamento da compaixão, sem o mandamento do perdão, sem o mandamento da misericórdia... Reflita....
(continua no próximo comentário)
8º- Por que Deus chamou uma lei de lei eterna e outra de lei transitória? (Slm 111:7-8) (Hb 10:1)
ResponderExcluirResposta: cabe Aqui uma pergunta: que mandamentos são esses a qual o Salmo se refere? Seriam só os 10 mandamentos das tábuas de pedra? Verifiquemos então: diversos preceitos cerimoniais foram ditos nas sagradas escrituras como sendo eternos ou perpétuos; exemplos: a circuncisão(Gen 17:12-13), a páscoa(Ex 12:11-17), a festa dos tabernáculos(Lev 23:41). Do mesmo modo, várias dessas leis cerimoniais também foram declaradas como sendo da Lei de Deus ou da lei do Senhor, exemplos: holocaustos e ofertas nas solenidades(2 Cro 31:3), consagrar o primogênito(Ex 13:9), par de rolas no oitavo dia ( Lev 15:29 ), com isso, analisemos: Se for como os advts alegam, se o Salmista estava se referindo só ao decálogo, então ele, o Salmista, sendo leitor e escritor das sagradas escrituras, lendo e sabendo que diversas leis rituais foram declaradas perpétuas e , ou, da lei de Deus, ele escreve, “que TODOS os seus mandamentos(ou preceitos)duram para sempre”, e nessa declaração, ele se referia somente ao decálogo? Então o Salmista sabia que só a “Lei Moral”, os dez mandamentos, é que era eterna; e sendo só o decálogo eterno, logicamente então ele sabia que o restante, os preceitos cerimoniais eram transitórios,(e isso muito antes do NT, muito antes do Apst. Paulo declarar que aquilo era transitório!?). No tempo do Salmista, no AT, ninguém declarou na Bíblia sobre lei ser transitória. Continuando, então o Salmista sabia a diferença de “moral” e “cerimonial”, sabia que a “lei cerimonial” era passageira, mesmo as próprias escrituras afirmando que preceitos rituais eram perpétuos, ele sabia que eram transitórios; e mesmo assim, ele não explica isso, ele diz tão somente que todos os preceitos ou mandamentos de Deus são eternos, colaborando assim, com as citações bíblicas, de que ritos cerimoniais eram eternos e faziam parte da lei de Deus. E todos os leitores na época, liam que guardar o primogênito era da lei do Senhor..., liam que sacrifícios eram da lei do Senhor..., liam também que a páscoa era eterna..., liam que a circuncisão era eterna..., mas quando liam o salmo 111:7-8 , todos tinham que entender, que todos aqueles mandamentos eternos se tratava só do decálogo!!??? Ora, senhor Gilberto....faça-me o favor...Deus não é de confusão!(1 Cor 14:33) Alegar que o Salmo 111:7-8 referia-se só ao decálogo é ilógico, pois para deduzir isso era necessário saber que havia uma tal “lei cerimonial” transitória, mas tal interpretação adventista só foi possível, com a citação Bíblica sobre a lei ser transitória, e a citação Bíblica de que a lei era transitória só ocorreu muitos séculos depois no NT. No tempo do Salmista não existia nas escrituras passagens que dissessem que a lei, ou alguma certa lei como sendo transitória, nem existia Novo Testamento...o contexto histórico bíblico do AT deixa claro que o Salmo não se referia só ao decálogo. E note que mesmo no início do evangelho, o evangelista Lucas cita leis rituais como sendo da lei do Senhor(Lc 2:24). Então como que esse salmo estava se referindo só ao decálogo? Desculpe, mas não concordo.
(continua no próximo comentário)
9º - Por que Deus chamou uma lei de santa e outra que nada santifica ? (Rm 7:12) (Hb 10:1)
ResponderExcluirResposta: meu amigo Gilberto, Deus não chamou uma lei de santa e outra que nada santifica, a Bíblia diz que a Lei era santa, mas que nada santificava. Essa sua questão é mais um argumento baseado na interpretação de divisão de Lei, criada pelos adventistas pioneiros, a sra White e cia Ltda. Muito perecida com a 7º questão, nesta, o sr apresenta uma comparação sem sentido. Seria como dizer: “uma janela é pintada, e a outra janela não pinta nada”. Veja que comparação estranha e confusa. Uma janela, pintada ou não, claro que não pinta nada, quem pinta é a pessoa. Você compara algo santo, com algo que não santifica; ambas as coisas(supondo que fossem duas), são criações, nada santificam, quem santifica algo diretamente ou indiretamente é o criador, é Deus(Lev 21:6-8). E pelo que sei, a Bíblia nunca disse que os dez mandamentos santificavam algo, ou alguém. A lei (a thorá)era santa? Lógico, porque veio de Deus, mas nada santifica porque é Deus quem santifica algo.
E baseado nessa sua forma de criar esse tipo de perguntas, eu também posso perguntar, por exemplo:
- por que Deus valorizou uma circuncisão como sendo sinal eterno da aliança (Gen 17:9-13), e outra disse que nada valia e nada era?(Gal 5:6)(1Cor 7:19)?
- por que Deus chamou umas solenidades de estatutos perpétuos(lev 23:41) e outras de sombras de coisas futuras(Cols 2:16-17 )?
- por que Deus proibiu carregar cargas no sábado do AT( Jr 17:21-22 ), e no sábado do NT permitiu carregar(Jô 5: 8-13)?
Viu sr Gilberto, através da sua maneira adventista de ver as coisas, de ver duas leis, eu também criei duas circuncisões da carne, dois grupos de solenidades, dois sábados....
(continua no próximo comentário)
10º Por que Deus chamou uma lei de espiritual e outra de carnal? (Rm 7:14) (Hb 9:10)
ResponderExcluirResposta: Novamente, comparações entre características que haviam dentro da mesma e única Lei. O sr quer dizer então que a “lei carnal” era a “lei de Moisés”(lei do livro)certo? Bom, então leia com atenção:
- Ex 22:22: a nenhuma viúva nem órfão afligireis.
- Ex 22:21: não afligirás o forasteiro, nem o oprimirás...
- Lev 19:17: não aborrecerás teu irmão no teu íntimo...
- Lev 19:14: não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus.
Sem citar Deut. 6:5, e Lev 19:18 , que dispensam comentários, começarei a lhe responder com uma pergunta: será que os mandamentos acima não são morais, porque estavam no Livro da “lei de Moisés”e não nas tábuas de pedra, e assim sendo,eles são então “carnais”?? e Paulo? Paulo disse que a lei era espiritual, mas ele era carnal(Rm 7:14), então Paulo disse que seguia e cria na “lei carnal de Moisés”? é isso que devemos entender? Em Hb 9:10, o autor(provavelmente Paulo) diz que na lei haviam preceitos que não passavam de comidas, bebidas, e banhos literais (abluções)do corpo. A lei, mesmo espiritual(com seu espírito, sua essência, seu propósito), tinha preceitos rituais, externos, carnais; do mesmo modo que encontramos preceitos morais na mesma lei. Os exemplos citados acima provam isso.
E o sr citou Rm 7, ok, agora preste atenção por favor: em Rm 7, será que Paulo fala de dois grupos de leis? Vamos fazer uma pequena análise:
Romanos 7:4-7( com grifos meus)
"Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. Agora porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás."
Esta passagem claramente diz que morremos para a lei e estamos, portanto, "libertos da lei". A lei de que Paulo falava incluía os dez mandamentos, porque no versículo 7 ele citou: "Não cobiçarás" como uma das leis.
(continua)
continuando...Analise as palavras de Paulo : Agora porém, libertados da lei, (NOTE QUE PAULO ESTÁ FALANDO DA MESMA LEI QUE ELE FALA NO INÍCIO,e SE MORREMOS P/ A LEI, ESTAMOS LIVRES DELA)estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. (SERÁ QUE AGORA PAULO FALA DE OUTRA LEI? MUDOU DE REPENTE DE LEI? NÃO, POIS VEMOS QUE SUAS PERGUNTAS REFEREM-SE AO QUE ELE DISSE ANTES. PAULO FAZ AS PERGUNTAS QUE OS SEUS LEITORES FARIAM E JÁ RESPONDE. ELE INDAGA :SE ESTAMOS LIVRES DA LEI, É PORQUE ELA ERA PECADO? CLARO QUE NÃO.) Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás." (SERÁ QUE PAULO MISTUROU TIPOS DE LEI DISTINTAS E ELE SABIA QUE SEUS LEITORES IRIAM SEPARA-LAS E ENTENDER ESSES VERSOS DO MODO COMO QUEREM OS ADVTS, SENDO QUE A BÍBLIA NUNCA TRATOU DA LEI DIVIDIDA?
ResponderExcluirPAULO ESTÁ SEMPRE SE REFERINDO A UMA ÚNICA LEI: “... morrestes relativamente à lei... em realce pela lei... libertados da lei... É a lei pecado?.... por intermédio da lei...se a lei não dissera: Não cobiçarás." PAULO mostra que “não cobiçarás” faz parte da lei da qual estamos livres..e onde estava escrito isso? Nas tábuas.
- Ah, então podemos cobiçar? Lógico que não! mas nós não cobiçamos , não porque estava escrito nas pedras da antiga aliança, pois somos filhos da livre(Gal 4:31), da nova Aliança, e na Nova Aliança está escrito que isso é errado pois vai contra a lei régia: amar o próximo como a ti mesmo; o segundo mandamento-base, que guardava e trazia a novidade do Espírito.
NEM PAULO, NEM NINGUÉM NA BÍBLIA, NUNCA FALOU EM LEI DE DEUS E LEI DE MOISÉS COMO SENDO 2 LEIS SEPARADAS.
Caro Gilberto, dentro da Lei, nós encontramos regras e preceitos tanto morais como rituais, seja no livro, seja nas tábuas. Aliás, nos tempos Bíblicos, esse tipo de expressão: “moral”, “cerimonial”, não existia, todas as normas eram leis da thorá. É claro que nós observamos e entendemos que haviam normas e regras de caráter moral, e outras de caráter ritual, mas tal divisão como os advts alegam, não se apresenta na Bíblia.
A Lei era espiritual? Sim, pois ela era Divina, veio de Deus, tinha o espírito e também a letra. Pelo que entendemos na Bíblia, no AT, seguia-se muito a letra da lei. E os preceitos rituais ilustram bem o que era seguir a lei na letra, e isso é carnal. As pessoas realizavam ofertas e holocaustos para ficarem “puros”, “limpos”, ou para tirar os pecados, mas isso não passava de rituais da carne e em nada trazia luz ao espírito, pois faziam isso sem verdadeira consciência de arrependimento e compreênção . Permanecer seguindo a letra da lei, opera a morte, pois é na nova fase do entendimento em novidade do espírito(Rm 7:6), a qual iniciou-se através do mediador Jesus Cristo, que se opera a vida. Veja só um exemplo: o sangue de um animal em nada me purifica, nem tira meus defeitos pecadores, mas enquanto eu estiver na minha ignorância de que aquele sangue derramado de animal vai me purificar do meus pecados, eu estou seguindo a letra, só na letra, na risca, sem entender o espírito da coisa. A partir do momento em eu percebo que aquilo é só externo, visual, ritual, e compreendo a ilustração, não matarei mais um animal. Ao invés de matar o animal , arrependo-me e busco não errar ne novo; procurando me corrigir por dentro; isso é entrar no espírito que a minha lei de matar bodes apontava e ilustrava.
(continua no próximo comentário)
continuando...E também posso dar um exemplo de andar “moralmente” na letra da lei: a parábola do bom samaritano(Lc 10:30-37). Veja, naquele conto de Jesus, tanto um levita, como um mestre da Lei, não prestaram ajuda ao homem caído na beira da estrada, passando de largo. Mas qual dos 10 mandamentos da “lei moral”, eles transgrediram? Nenhum! Eles não roubaram..., não mataram..., guardavam o sábado..., não cobiçaram...não disseram falso testemunho...,não adulteraram...,não idolatraram...,etc. nos dez mandamentos não estava escrito “não omitirás ajuda ao teu próximo”, também não estava escrito: “terás compaixão do teu próximo”. Percebeu? “moralmente” eles não fizeram nada de errado, pois não transgrediram nenhum do 10 mdts. Mas na visão da nova aliança, eles transgrediram o 2º grande mandamento, de amar ao próximo como a ti mesmo. Que abrange todo e qualquer mandamento que exista, toda e qualquer atitude que exista, para amar o próximo como a ti mesmo
ResponderExcluir(Rm 13:9). Os 10 mandamentos representavam o ministério da letra, o ministério da morte, com glória transitória. No ministério do espírito, a glória é maior e eterna(2 Cor 3:6-14) (Rm 8:2).
(continua próximo comentário)
11º - Porque Deus disse que uma lei não seria anulada e que outra lei seria cravada na cruz? (Mateus 5: 17-19), ( Colossenses 2: 14)
ResponderExcluirResposta: Prezado amigo, suas perguntas estão atreladas, baseadas em interpretações fechadas da sua igreja. Sua pergunta já diz que eram duas leis distintas, a sua pergunta diz, não a Bíblia. Seria como perguntar: “por que um tenista é chamado de Gustavo kürten, e o outro é chamado de Guga ?” este é um clássico exemplo de pura interpretação adventista.
Mateus 5;17-20, acontece durante o sermão do monte, que começa em Mt 5:1, e vai até Mt 8:1.(confira) note que durante o seu discurso, Jesus: cita, completa, aprofunda, explica, muda, e faz observações sobre regras da lei que foram dadas aos antigos,(Ele podia fazer isso, pois é o filho de Deus e tem autoridade para isso) que tanto estavam nas tábuas de pedra, como no livro. Veja :
-em Mt 5:21-26, Jesus fala sobre não matar.............que estava no decálogo.
-em Mt 5:27-32, Jesus fala sobre não adulterar........que estava no decálogo.
-em Mt 5:33-37, Jesus fala sobre juramentos...........que estava no livro da lei.(Lv 19:12)(Nm 30:2)
-em Mt 5:38-42, Jesus fala sobre vingança..............que estava no livro da lei (Ex 21:24) (Deut 19:21)
-em Mt 5:43-48 Jesus fala sobre o amor ao próximo...que estava no livro da lei (Lv 19:18).
Note que Jesus começa a falar da Lei no verso 17, e logo no verso 21 Ele começa a citar preceitos(leis) da Lei. Repare também que Jesus citou mandamentos das tábuas e do livro; e todos de caráter moral. Com isso, vemos claramente que a lei da qual falava Jesus, e a moralidade que Ele ensinava, não era só das tábuas de pedra, Jesus se referia à lei como um todo.
“Cumprir”.... isso significa que Jesus veio cumprir aquilo que a lei e os profetas(AT) diziam. Cumprir no sentido de cumprimento da promessa, cumprimento do dever, concluir o que tinha de ser concluído. Jesus nasceu sob a lei, viveu sob a lei, morreu pela lei, porque segundo a lei, Jesus blasfemava se auto denominando filho de Deus e profanava o sábado(João 5:18). E o fim da lei é Cristo(Rm 10;4). E assim cumpriu a Lei.
“até que o Céu e a terra passem”....esse “até”, não está se referindo ao fim da terra e do Céu, até mesmo porque, a Bíblia nunca disse que o Céu, nem mesmo a terra acabaria.(mas mudaria). Esse “até”, não estava falando no sentido de tempo determinado, mas no sentido de não haver volta naquilo que foi dito ou prometido; tem o mesmo sentido quando alguém diz por exemplo: “até que um elefante azul caia na minha cabeça, eu não retiro o que disse!” ou então: “até que a galinha crie dentes, eu não te direi o que queres”. Portanto, até que o céu e a terra passem nada cairia da lei, até que tudo fosse cumprido.
A Lei do A.T. era um jugo(submissão,opressão)que nem os antigos puderam suportar(Atos 15:10); foi o ministério da morte com glória transitória( 2 Cor 3:6-14),
foi cravada na cruz, pois ali realizou-se seu pleno cumprimento, através do nosso salvador.
A Lei não seria anulada, mas sim cumprida por Jesus Cristo . veja Lc 24:44:
“...importava se cumprisse tudo que de mim está escrito na lei, nos profetas e nos salmos”
Jesus não disse que a Lei permanecerá até que o céu e a Terra passem, mas até que tudo seja cumprido! A Lei e os profetas duraram até João (Lc 16.16,17). Nada cairia da Lei,até que a Lei e os profetas(leis e profecias do AT)tivessem a sua consumação.Isso dá conta da transitoriedade da Lei. Porém, ela só passaria depois do seu integral cumprimento. Visto que Jesus veio cumpri-la - e ele não falhou -, a Lei já passou. Jesus NÃO FALOU sobre uma duração perpétua da Lei, mas ao seu completo cumprimento (Lc 24.44; At 13.29; Rm 10.4; Cl 2.14-16).
12º - Porque Deus disse que uma lei não seria mudada e nem anulada pela fé, e que outra lei sim seria cancelada? (Romanos 3: 31), (Efésios 2: 15)
ResponderExcluirResposta: Em Rm 3;31, a interpretação adventista diz que a lei que Paulo fala, são só os dez mandamentos das pedras. Mas para entendermos o contexto, devemos analisar desde o verso 19, quando Paulo começa a falar da lei nesse capítulo. Nessa passagem Paulo está dizendo que a lei é confirmada para dar o testemunho de que somos justificados pela fé, não pelas obras da lei, pois a lei dá o conhecimento do pecado, faz com que as pessoas saibam que são pecadoras (vrs 20-21).mas não basta só saber e reconhecer que é pecador, é preciso ter fé, pois através dela, podemos cair na graça de Deus. E no verso 31, Paulo está introduzindo o assunto do capt. 4, onde mostra que a lei tem valor, porque se entendida corretamente, ensina que Deus nos aceita por meio da fé, da crença, como se pode ver no exemplo de Abraão(Rm4:1-14). Se em Rm 3:31, Paulo está falando só da dita “lei moral”, o que dizer do verso 27 ao 30 ? Paulo diz que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei(a pessoa é aceita por Deus por meio da fé e salvo por sua graça, e não por fazer o que a lei manda.) agora pergunte aos adventistas se seremos justificados e salvos se não guardarmos o sábado, segundo a lei... E se for como querem os advts, quer dizer então que nos versos 27 ao 30 Paulo falava da lei cerimonial, e de repente, no verso 31, ele muda e fala da lei moral...??? sendo que nem Paulo, nem toda a Bíblia nunca falou em divisão de leis...E todos os leitores têm que entender assim? Paulo queria e sabia, que os leitores fariam essa divisão? Note que nos versos 27 e 28 Paulo fala de lei, no verso 29 ele fala de judeus e gentios, no verso 30 ele fala de circuncisão e incircuncisão, e aí no verso 31, a lei que se referia era o decálogo? Paulo na verdade falava da lei da antiga aliança, a lei teve seu valor, mas agora não estamos mais debaixo da lei, mas sim da graça, somos filhos da nova aliança, do novo testamento.(Rm 6:13-15) (2 cor 3:6-18). Outra coisa: por acaso Ef 2;15 diz que a lei seria anulada pela fé? O Sr compara uma passagem onde diz que a lei não seria anulada pela fé, com outra onde diz que Jesus desfez, derrubou a lei na sua carne, unindo os povos, judeus e não-judeus. Se o amigo mostrasse uma passagem onde diz que a lei seria anulada pela fé, comparando com outra onde diz que a lei não seria anulada pela fé, até teria coerência com sua interpretação, mas não foi o caso. Aliás, Paulo disse: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé” (Ef 2:8), “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós” (Rm 4:16) “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:2) “pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”(Rm 6:14).,percebeu? Estamos na fase da graça, não mais na fase da lei. O que anulou a lei foi a graça da Nova Aliança, não apenas só a fé; a lei terminou no seu cumprimento, na sua conclusão.
(continua)
Mas a graça não é algo novo e do Novo testamento, sempre todos que se achegaram a Deus para lhe obedecer sempre foram salvos por sua graça, ou alguém algum dia foi salvo pela lei e eu não estou sabendo?
ExcluirO próprio plano de redenção para salvação do homem é a maior revelação da graça de Deus e isso ocorreu lá no Éden ainda, existe outra graça diferente?
continuando...E tem mais: se a lei em questão, em Ef 2:15, era a dita “cerimonial”, veja que a passagem Ef 2:11-16, fala que a lei era um muro, uma parede de separação,uma diferença, uma inimizade entre judeus e gentios. E se essa inimizade era só a “lei cerimonial”, então o sábado, sendo de outra lei, da dita “lei moral”, não era uma diferença, não era uma parede de separação entre os dois povos, não criava inimizade, é isso? Então será que os gentios também guardavam o sábado, e também apedrejavam quem trabalhasse nele e etc? Ou então o sábado, como sendo da “lei moral”, então não criava separação, desunião, diferença e inimizade, então será que um gentio para dentro das portas de um Israelita, poderia trabalhar no sábado sem causar confusão,ou inimizade? Ou um gentio podia assar um leitão no meio do acampamento Israelita, pois essa lei era “de saúde”, não era a “cerimonial”, então isso não causava desunião, inimizade, e diferença...Será? Então seguindo o entendimento adventista, quando Paulo diz que na cruz, Cristo desfez a inimizade, a parede que separava, ou seja, a lei dos mandamentos, então nós temos que entender por exemplo, que o sábado e restrições alimentares não faziam nem causavam diferença, separação, desunião e inimizade entre judeus e gentios....!!??? ora, tenha dó, né, Sr Gilberto!
ResponderExcluirCaro amigo, toda a Lei não foi dada aos gentios; Paulo diz (verso 12), que os gentios antes da Nova Aliança, estavam separados e não faziam parte das alianças com Deus. Percebeu sr Gilberto? Só o povo de Israel recebeu a lei(thorá) com todos seus preceitos, e não só a circuncisão, mas o sábado e as leis dietéticas causavam grande diferença, separação e inimizade.
Outra coisa: grande parte dos adventistas sempre associa a palavra “mandamentos” que aparecem no NT, com o decálogo; falou em “mandamento”, já pensam nos dez das tábuas, mas quando a Bíblia diz lei dos mandamentos em Ef 2:15, ah...essa era só a “cerimonial”.... ora, Sr Gilberto,me desculpe mas, discordo do Sr.
(continua)
Querido se não entender todo o plano de redenção e o papel do povo de Israel no contexto de como a salvação chegaria a todos os gentios nunca terá respostas para suas indagações.
ExcluirDeus nunca teve amor apenas pelo povo de Israel, por que ele nunca fez acepção de um ou outro:
Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
Deuteronômio 10:17-19
Mas levantou o povo de Israel para que a mensagem chegasse a todos os povos:
Atos 15
11 Pelo contrário, por meio da graça do Senhor Jesus, nós, judeus, cremos e somos salvos do mesmo modo que os não-judeus.
14 Simão acabou de explicar como Deus primeiro mostrou o seu cuidado pelos não-judeus, escolhendo do meio deles um povo que seria Dele.
15 As palavras dos profetas estão bem de acordo com isso, pois as Escrituras Sagradas dizem:
16 "Depois disso eu voltarei - diz o Senhor - e construirei de novo o reino de Davi, que é como uma casa que caiu. Juntarei de novo os pedaços dela e tornarei a levantá-la.
17 Assim todas as outras pessoas, todos os outros povos que eu chamei para serem meus, vão procurar conhecer o Senhor. Assim diz o Senhor,
Naquele contexto Deus insistia repetidamente e convidava todos os povos para o servirem,e o povo de Israel teria que ser um modelo para atrair os outros povos a Deus e não separá-los de outros povos:
Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
Deuteronômio 4:6
Agora toda a relação entre e Deus os povos de outras nações seria regida através do povo de Israel unicamente, através do santuário e todas as suas cerimonias que eram as únicas a simbolizar o sacrifício de Cristo, mas a Lei de maneira nenhuma era somente para o povo de Israel, inclusive o sábado:
Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Isaías 56:1-7
Tudo o que Deus fez desde o princípio e através dos tempos, foi por amor a todo humano, e sempre foi assim, se fosse diferente, que Deus seria esse que amava uns em detrimento de outros pela nação em que nasceu? Haveria justiça nisso?
continuando...Ah, sim já ia esquecendo...a questão da palavra “ordenanças”. Nessa passagem de Ef 2:15, os adventistas sempre alegam que a lei em questão era a dita “lei cerimonial” devido estar escrito: lei que consistia em ordenanças. Mas, o que é uma ordenança? É uma norma, uma regra; e não especificamente uma regra cerimonial, como querem os adventistas.
ResponderExcluirAnalisemos: A palavra grega que foi traduzida por ordenanças em Col 2:14 e Ef 2:15, é Dogma. Mas essa palavra não é exclusiva para significar “lei cerimonial”. Essa palavra(Dogma), aparece outras 4 vezes no NT:
-em Lc 2:1, ela é usada para :o decreto(Dogma) de Cesar para registro e contagem do povo. Seria isso, algo da lei cerimonial?
-em At 16:4, ela é usada para: a decisão(Dogma) que os apóstolos tomaram na reunião de Jerusalém. Eles pediram para os não-judeus não comerem sangue, animais estrangulados, animais oferecidos à ídolos e não praticarem imoralidade sexual. Essas regras foram necessárias para facilitar a convivência na Igreja entre judeus e não-judeus evitando escândalos. Essa decisão(Dogma) dos Apóstolos foi sábia e oportuna para a situação da época. Ela não teve um objetivo ritual, mas de trazer mais harmonia entre os dois povos.
- em At 17:7, ela é usada novamente para: o decreto(Dogma) de César, decreto esse que afirmava existir somente um rei, o César. Decreto do imperador romano que afirmava existir só um rei, seria da “lei cerimonial” porque a palavra usada foi Dogma?
- em Col 2:20, ela é usada para:ordenanças(Dogmatizo) realmente cerimoniais sem valor. mas note que aqui a palavra se apresenta diferente.
Além disso, tem outras coisas; vemos em Lucas 2:39, que a palavra grega (traduzida por ordenanças)referindo-se aos ritos cerimoniais realizados não foi Dogma, foi Hapas.
E em Hb 9:10, as ordenanças rituais são denominadas pela palavra Dikaioma. A palavra Dogma, não foi usada.
E em Hb 7:18, a palavra grega traduzida por ordenança, foi Entole, e não Dogma. E nessa passagem, todo adventista afirma se tratar da dita “lei cerimonial”.
Portanto, a palavra grega(Dogma) que aparece em Col 2:14 e Ef 2:15, não é exclusiva, e a Bíblia não mostra, que seja exclusiva para lei cerimonial.
Outro detalhe importante: “ordenança” é uma tradução. Se vamos olhar para a tradução “ordenanças” e pensar em leis cerimoniais, como fica 1 Cor 7:19 ? Paulo diz que: o que vale é guardar as “ordenanças” de Deus(RA 2º edição). Os advts guardam essas ordenanças cerimoniais de Deus? Quais? E em Lc 2:39, é dito que foram cumpridas as “ordenanças” segundo a Lei do Senhor(RA 2º edição). Mas a lei do Senhor não é o decálogo, só com leis morais; como que “ordenanças” são da Lei do Senhor? (E lembro que a RA 2º edição, foi distribuída nas igrejas pelos próprios líderes adventistas para seus membros.)
E para completar, a própria sra White chamou o sábado de “ordenança” veja:
“Desta maneira indica o profeta a ordenança (ordinance) que tem estado esquecida: "Levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no Meu santo dia...” (o grande conflito pg 452-453)
Mas sr Gilberto...o sábado não é “moral”? como que a sua mensageira do senhor o chama de “ordenança”????
Concluindo: a Lei sempre foi uma só, nunca dividida em moral, cerimonial, de saúde, civil, ou qualquer outra; isso é pura criação de líderes religiosos através dos tempos. a Bíblia nunca mostrou tal divisão. Analisando a Bíblia, o que podemos deduzir, é que a Lei (thorá)quando foi dada, ela tinha um único caráter, o moral de certo e errado; era certo seguir a Lei, (toda ela)e era errado não segui-la.
Isto basta. Espero que o sr reflita... sr Gilberto.
Fique na Paz . Décio.
tive preguiça de ler todo o "comentário" do Décio mas vi um erro...Moisés nunca escreveu nas tábuas da lei...Deus escreveu com seu próprio dedo...e tais perguntas não são de adventistas...vão ler a bíblia direito...
ResponderExcluirExatamente meu amigo Ray. Deus mesmo as escreveu os mandamentos em pedras e as entregou a anjos e ele a entregasse a moises e Moises a nós. Sabias?
ResponderExcluirTu leu direito a biblia? A lei representa a escravidão (Hagar)
A promessa foi feita por Deus direta a Abrãao sim intermediarios.
Nós somos filhosm da promessa, filhos da livre (Sara)
Sabias? Vá ler direito a Biblia.
Perguntas:
ResponderExcluirQuem era o "Dedo de Deus?"
Beto
Senhores Cristãos!
ResponderExcluirExiste um conceito muito badalado que é falso:
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo é um resumo dos dez mandamentos".
Dizem que Amar Deus sobre todas as coisas(São os quatro primeiros mandamentos) e ao próximo como a ti mesmo(São os últimos seis mandamentos).
Será esta afirmação verdadeira?
Digo que é falsa, veja porque:
Peço-lhes! Não se ofendam com meu comentário.
O diálogo tem o intuito de edificar!
Perguntas:
Algum dos dez mandamentos manda socorrer o órfão e a víúva nas suas necessidades?
Algum dos dez mandamentos manda socorrer um ferido na beira da estrada?
Algum dos dez mandamentos diz para perdoar?
Algum dos dez mandamentos diz para ser tolerante?
Algum dos dez mandamentos diz para ser misericordioso e bondoso ajudando as pessoas nas suas necessidades?
Algum dos dez mandamentos diz para termos compaixão de Nosso Próximo?
Todas estas atitudes acima citadas tratam de amor, contudo os dez mandamentos não as ensinam! Estão em outras partes de leis da bíblia..
Entendam:
Os dez mandamentos citam regras para não prejudicar ao seu próximo, mas não para ajudá-lo, socorrê-lo e amá-lo! e etc, não é mesmo?
Veja bem
1 - Não terás..
2 - Não farás..
3 - Não dirás...
4 - Não trabalhe no sétimo dia...( e dar descanso ao empregado é obrigação)
5 - Respeite o seu pai e a sua mãe -(Obrigação)
6 - Não mate.(Obrigação)
7 - Não cometa adultério -(Obrigação)
8 - Não roube -(Obrigação)
9 - Não dê testemunho falso - (Obrigação)
10 -Não cobice...(Obrigação)
Como mostra na parábola do Bom Samaritano os guardadores dos dez mandamentos passando de largo? Não socorrendo? Não ajudando? Não amando?
Os dez mandamentos não falam de amor, não pedem que exerçamos amor, mas que cumpramos as obrigações citadas, que aliás são obrigações e não atos espontâneos de manifestação de amor.
Paulo diz que o cumprimento da lei é o amor! Então não pode estar falando só da LEI dos dez mandamentos.. Não é mesmo? A Lei do amor é muito mais abrangente!
Cordialmente,
Alberto.
Como pode pessoas distorcendo tudo em volta, e ainda questionando o que Ëstá Escrito¨não se discute, se obedece, a Palavra de Deus é para nós um manual de vida, vc quer aprender como falar com o outro leia a Bíblia, vc quer saber como receber pessoas na sua casa, leia a Bíblia, como se vestir, o que pensar? e muito mais é simples e o ser humano como sempre complica tudo que Deus seja misericordioso com todos nós e que Jesus volte logo para tudo isso acabar e então veremos a glória de Deus.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirromeucaraujo@gmail.com
ResponderExcluirSr. Gilberto voce pode ficar por inteiro com a lei de Deus.
Eu fico com o novo concerto.
O Espírito Santo. Vivo no Espírito.
Sou guiado por ela. O Espírito santo veio para guiar a toda a verdade.
Não diz a lei. A lei não acabou porque ela é eterna, mais seu proposito, o seu ministerio acabou naqueles que nasceram de novo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNova Tradução na Linguagem de Hoje
ResponderExcluirUma passagem intrigante e desconcertante....
Gálatas
3.18 Porque, se aquilo que Deus dá depende da lei, então o que ele dá já não depende da sua promessa. Mas o que Deus deu a Abraão, ele deu porque havia prometido.
3.19 Então, por que é que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus. A lei devia durar até que viesse o descendente de Abraão, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermediário.
3.20 Porém não é preciso haver intermediário quando se está falando de uma só pessoa; e Deus é um só.
Cristina,
ResponderExcluirVocê pensa ou pensam para você?